No ano passado, a Sports Illustrated pôs uma modelo a amamentar o filho a desfilar, num apelo à diversidade que muitas vezes é  limitada na indústria da moda. Em 2019, a publicação que tanto gosta de biquínis e fatos de banho voltou a romper barreiras ao escolher 17 mulheres com diferentes tipos de corpos.

O desfile de swimwear da publicação, que nasceu em fevereiro de 1964, aconteceu este fim de semana em Miami, nos EUA, e teve direito a um pouco de tudo: à passerelle chegou, por exemplo, uma modelo com um hijab, isto sem esquecer que corpos de todos os tamanhos tiveram o seu devido destaque. Ações deste tipo começam a ganhar cada vez mais peso no mundo da moda para que as mulheres se sintam mais representadas, eliminando assim certos tabus.

Um desses tabus é precisamente a idade e coube a Kathy Jacobs, de 55 anos, quebrá-lo — ou, pelo menos, dar-lhe um valente safanão. A modelo e atriz californiana trabalha no setor desde o início da década de 90 e sempre teve de contornar o facto de não ser alta o suficiente — cerca de 30 anos depois, Jacobs continua a lutar por inclusão na indústria.

Na respetiva conta de Instagram, escreveu: “Enquanto uma mulher de 55 anos que durante toda a vida ouviu dizer que era demasiado pequena — e agora está a ouvir dizer que é também demasiado velha –, o meu coração está repleto de gratitude [por participar no desfile]”. Além do desfile para a Sports Illustrated, Kathy Jacobs participou ainda no novo videoclip de Miley Cyrus, “Mother’s Daughter”.

Em fotogaleria veja algumas das imagens do desfile da Sports Illustrated que deu destaque à diversidade no feminino.