O mercado das pick-ups está cada vez mais concorrido e a próxima a entrar em cena pode ser made in USA, mas com emblema sul-coreano. A Hyundai estará já a ultimar o desenvolvimento da sua proposta para este segmento, concentrando no imediato as atenções no mercado norte-americano – o que revela maior procura por este tipo de veículos.

Informações avançadas pelo próprio vice-presidente de Planeamento de Produto da Hyundai Motor America, Michael O’Brien, indicam que a versão de produção da pick-up sul-coreana será apresentada na segunda metade de 2020, devendo chegar ao mercado pouco depois de ser lançada a nova geração do Tucson.

Recorde-se que em 2015, no Salão de Detroit, a Hyundai apresentou a sua visão de pick-up sob a forma de um modelo com quatro portas e lugar para cinco ocupantes, com a vantagem de ter caixa de carga, apesar das dimensões compactas, para adaptá-la à “selva urbana”. Estes foram os principais atributos com que a marca caracterizou o Santa Cruz Crossover Concept, assumindo que se tratava de um produto virado para os Millennials. Sem levantar muito o véu, Michael O’Brien limitou-se a adiantar à Bloomberg que se tratará de um veículo tão versátil que tem potencial para criar um novo nicho de mercado.

A pick-up da Hyundai terá de fazer valer os seus argumentos face a propostas como a Toyota Tacoma e a Chevrolet Colorado, no mercado norte-americano. Os Estados Unidos da América estão confirmados não só como destino prioritário, mas também como berço do novo modelo, cuja produção será assegurada pela fábrica da marca no Alabama. A linha de montagem de onde saem actualmente o Elantra, o Sonata e o Santa Fé vai ser alvo de um investimento não detalhado, para se adaptar ao fabrico da pick-up.

Permanecem, no entanto, dúvidas quanto à globalidade do novo modelo. Não só ainda não é certo que venha a ser comercializado na Europa, o que faria sentido face ao rumo seguido por outros construtores, como de momento ainda se discute se a própria Coreia do Sul fará ou não parte da rota comercial da futura pick-up.