Margrethe Vestager, a comissária europeia para a Concorrência, já tinha avisado que a Amazon podia ser um dos próximos alvos da União Europeia. Razão? A empresa norte-americana fundada e liderada por Jeff Bezos pode estar a utilizar indevidamente os dados de utilizadores que vendem produtos na mercado eletrónico para ter benefícios, avança Comissão em comunicado.

“Temos de garantir que as grandes plataformas online não eliminam os benefícios que têm através de comportamentos de concorrência desleal”, diz Vestager.

A Comissão vai analisar os acordos base que a Amazon celebra com quem quer vender na plataforma para concluir se há ou não más práticas. Alem disso, a entidade europeia quer também perceber como é que os dados dos vendedores são utilizados pela Amazon.

Não se sabe ainda quanto tempo vai demorar a investigação. Num comunicado, a Amazon disse que vai “cooperar com a Comissão Europeia e vai continuar a trabalhar arduamente para ajudar negócios de todas as dimensões e ajudá-los a crescer”.

A Comissão Europeia tem aplicado sanções multimilionárias a empresas norte-americanas tecnológicas. Em março, a Google foi sancionada em 1,5 mil milhões de euros por posição dominante de mercado no marketing online. Apple e o Facebook receberam também penalizações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR