O deputado veterano Kou Hoi In foi eleito esta quarta-feira presidente da Assembleia Legislativa (AL) de Macau, sucedendo a Ho Iat Seng, que renunciou ao cargo para se candidatar a chefe do Executivo.

Membro do hemiciclo desde 1991, o mais antigo deputado em exercício obteve o voto de 29 deputados, entre 32. Dois parlamentares votaram em branco e o deputado de ascendência portuguesa José Pereira Coutinho contou um voto.

“Obrigado, agradeço a confiança que os colegas me deram para assumir esta responsabilidade. Vou envidar os maiores esforços para assumir e cumprir as nossas tarefas (…) e também em prol do desenvolvimento de Macau”, declarou Kou Hoi In, no plenário.

Todos os deputados foram de seguida convidados a dirigirem-se à cerimónia de tomada de posse do novo presidente da AL, prevista para as 16h (09h em Lisboa) no Centro de Ciência de Macau.

O primeiro secretário da mesa da AL, de 66 anos, estava em boa posição para suceder a Ho Iat Seng, que renunciou ao mandato no início deste mês para concorrer ao cargo de chefe do Governo, cujas eleições estão previstas para 25 de agosto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois da renúncia do político e empresário, a 05 de julho, o órgão legislativo tinha apenas duas semanas para escolher um novo presidente.

À semelhança do antecessor, o novo líder da AL entrou no hemiciclo pela via indireta, em representação dos interesses empresariais.

A AL é composta por 33 deputados: 14 eleitos por sufrágio universal, 12 por sufrágio indireto (através das associações) e sete nomeados pelo chefe do Executivo.

Kou Hoi In é também um dos 12 representantes de Macau na Assembleia Popular Nacional (APN) e presidente da Associação Comercial de Macau.

O novo presidente da AL recebeu a medalha de honra lótus de prata e a medalha de mérito industrial e comercial.

Apontado anteriormente como um dos favoritos à presidência do hemiciclo, Chui Sai Cheong, irmão do atual chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, mantém-se no cargo de vice-presidente.

Ho Iat Seng presidia à AL de Macau desde 2013, tendo sido obrigado a renunciar para avançar com a candidatura a chefe do Executivo.

O agora candidato a chefe do Governo foi até abril um dos 175 membros do Comité Permanente da APN chinesa.

Ex-membro do 13.º Comité Permanente da APN, foi até agora deputado na AL, vice-presidente da Associação Comercial de Macau e presidente vitalício da Associação Industrial de Macau.