O PS quer uma terceira travessia sobre o Tejo para a próximo década. Segundo o Negócios, a intenção do grupo parlamentar socialista é a construção de uma travessia entre Chelas e o Barreiro, não sendo feita, na proposta, nenhuma referência ao tipo de tráfego a que deve destinar-se a futura infraestrutura.

Uma terceira travessia sobre o Tejo foi um projeto lançado a concurso pelo Governo de José Sócrates em março de 2009, lembra o jornal, mas foi anulado um ano e meio depois. Na altura, os planos eram de uma infraestrutura apenas ferroviária, fazendo parte do troço de alta velocidade entre Lisboa e Poceirão.

Agora, o grupo parlamentar do PS apresentou mais de 100 projetos, no âmbito do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030. Entre as propostas está a nova ponte em Lisboa Chelas-Barreiro, que os socialistas justificam como sendo “integrada numa visão nacional de desenvolvimento harmonioso da área metropolitana de Lisboa, que responda às necessidades das populações e da economia nacional”.

A intenção de construir uma terceira travessia é também partilhada pelo Bloco de Esquerda e o PCP, embora com caraterísticas diferentes. Para os comunistas, esta ligação deve ser rodoferroviária, enquanto os bloquistas propõem um plano ferroviário nacional a executar até 2040, pelo que a travessia deve ser exclusivamente ferroviária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR