Rádio Observador

Incêndios

Incêndios em Aljezur, Oleiros e Mirandela estão dominados. Mobilizaram mais de 500 bombeiros

120

Mais de 537 bombeiros, 100 viaturas e 20 meios aéreos combateram os incêndios em Aljezur, Oleiros e Mirandela.

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Três grandes incêndios em Portugal continental mobilizavam às 19h30, mais de 500 profissionais, 100 viaturas e 20 meios aéreos. Os fogos em Aljezur, Oleiros e Mirandela estão, agora, todos dominados.

O incêndio em Monte Clérigo, uma zona balnear do concelho de Aljezur (Faro), já está dominado, confirmou o comandante das operações ao Observador. Às 19h30, o fogo estava a ser combatido por 213 operacionais, apoiados por 62 veículos e 8 meios aéreos. Foram evacuadas seis pessoas de três habitações isoladas, confirmou ao Observador o comandante Abel Gomes, do CDOS de Faro.

José Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Aljezur, confirmou à Rádio Observador que foram cortadas estradas nas zonas de Monte Clérigo e Arrifana para permitir a intervenção das forças no terreno

As condições metereológicas, marcadas pelo calor e ventos fortes, dificultaram o combate.  O fogo deflagrou pelas 15h27, segundo a página da Proteção Civil.

Presidente da Câmara Municipal de Oleiros fala em incêndio “muito violento” com falta de meios

Esteve ativo um incêndio em Mogadouro, Oleiros, distrito de Castelo Branco. Segundo Fernando Marques, presidente da Câmara Municipal de Oleiros, o fogo estava “muito violento”.

Às 19h48 o incêndio ficou dominado, garantiu o CDOS de Castelo Branco à Rádio Observador. No local, ainda se encontram 234 bombeiros, 63 veículos e 5 aviões.

À Rádio Observador, o autarca tinha confessado não conseguir encontrar operadores de máquinas de rasto para ajudar no combate ao fogo, garantindo ainda que existiam povoações em risco. Entretanto, o CDOS garantiu que tinha chegado uma máquina de rasto ao local.

O alerta para o incêndio, que decorre em área florestal, foi dado às 18h06.

Proteção Civil de Mirandela garante que incêndio “está controlado”

À Rádio Observador, Manuela Gouveia, responsável da Proteção Civil de Mirandela, garantiu que o incêndio, com duas frentes ativas, “está controlado”.

Às 19h30 estavam no local 88 bombeiros, apoiados por 24 viaturas e 4 meios aéreos, segundo o site da Proteção Civil.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Identidade de Género

Minorias de estimação /premium

Laurinda Alves
341

No dia em que as casas de banho das escolas forem obrigatoriamente abertas a rapazes e raparigas de todas as idades, as agressões vão escalar e a “pressão dos pares” poderá ser ainda mais perversa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)