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Ministério Da Justiça

Mais de 13 mil pessoas renovaram Cartão do Cidadão online desde 20 de junho, diz Governo

Ministério destaca que possibilidade de renovação online do cartão do cidadão já motivou 13 mil pedidos desde junho e lembra reutilização dos dados do cidadão existentes no sistema.

MARIO CRUZ/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O Ministério da Justiça garantiu esta sexta-feira que os cidadãos passam atualmente “menos tempo em filas e em deslocações” devido às várias medidas criadas para reforçar o atendimento do cartão do cidadão, como foi o caso da renovação online.

As várias medidas já resultaram numa descompressão muito significativa do atendimento, permitindo que os cidadãos percam menos tempo em filas e em deslocações”, refere o ministério tutelado por Francisca Van Dunem, em comunicado.

Para reforçar a resposta dos serviços do cartão de cidadão face ao acentuado crescimento da procura nos últimos meses, o Governo criou novas soluções que visam diminuir o tempo de espera dos cidadãos que necessitam de renovar o seu documento de identificação.

O Ministério da Justiça (MJ) indica que, entre essas soluções, está a possibilidade de renovação online do cartão do cidadão, que está em funcionamento desde 20 de junho. Segundo o MJ, no primeiro mês foram realizados mais de 13 mil pedidos de renovação online.

O MJ refere também que outra medida crida para melhorar o atendimento do cartão de cidadão diz respeito à possibilidade de reutilização dos dados do cidadão existentes no sistema, o que permitiu “a redução para metade do tempo médio de atendimento (cerca de cinco minutos) e o alargamento dos locais onde é possível solicitar a renovação do documento de identificação”.

O MJ precisa que, desde 20 de maio, a renovação do cartão do cidadão pode ser feita não só nos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado como também em dezenas de espaços cidadão de Lisboa, Algarve e Porto, “aumentando não só a oferta mas também a proximidade com os cidadãos”.

O Ministério avança que estão atualmente disponíveis 54 Espaços Cidadão, além de ter sido “adicionalmente disponibilizado um serviço de apoio personalizado para renovação online”.

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