“Um charro grátis por um um balde cheio de lixo” — é esta a mensagem que Marian Erbach afixou no seu Germaican Hostel, que mora mesmo em frente a uma praia, na Jamaica. O negócio proposto está longe de ser convencional mas este alemão pensou em tudo para que fosse possível “salvar” a linha costeira paradisíaca, que cada vez mais tem sido conspurcada pelo lixo.

Segundo o canal luxemburguês RTL Today, este jovem que tem passado os últimos anos a viver no país caribenho, estava farto de ver as praias de Port Antonio, a localidade onde mora o seu hostel, completamente forradas de plástico e outros tipos de lixo. Foi enquanto procurava uma possível solução para este problema que se lembrou de oferecer um destes cigarros de marijuana a quem contribuísse para a limpeza dando-lhe um balde de lixo.

Posted by Germaican-Hostel on Thursday, July 4, 2019

O rapaz de 33 anos decidiu, então, comprar 56 gramas de erva — a especificidade justifica-se por ser a quantidade máxima prevista na lei que cada pessoa pode ter consigo — e dividi-las por 56 charros. Não só não há nenhuma transação comercial envolvida, o que seria punível criminalmente (é visto com uma troca), como não é ultrapassado o limite criminal de posse.

Bastaram 30 minutos para a ideia de Marian surtir efeito: foi abordado por um jovem que lhe pediu um balde (ele empresta-os) e que depois voltou para fazer a troca e receber a sua “recompensa”.  O alemão recebe o lixo e entrega-o, depois,  às autoridade sanitárias locais, que se encarregam de o tratar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR