Rádio Observador

Fiat

Novo 500 Electric já mexe. Vai ser muito à frente, garante a Fiat

Em Mirafiori, na mesma fábrica de onde saiu o 500 original, a linha está a ser preparada para que, também de lá, saiam 80 mil 500 eléctricos/ano “com soluções de vanguarda”. Modelo já roda camuflado.

O futuro do 500 passa pela plena electrificação, algo que não é uma novidade pois a Fiat produz o 500e para o mercado norte-americano, pese embora o então líder da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Sergio Marchionne, quase que pedisse para não lhe comprarem o carro, pois o prejuízo em cada unidade era brutal. Porém, as políticas mudam e a tecnologia também, razão pela qual o conglomerado italo-americano anunciou, por ocasião do 80º aniversário da fábrica de Mirafiori, em Turim, que esta unidade fabril já desencadeou a necessária actualização para que possa acolher a nova linha de montagem do 500 Electric destinado ao mercado europeu.

A variante exclusivamente a bateria do pequeno citadino, entretanto, já está a ser desenvolvida. A prová-lo estão vários fotos-espia, que mostram o 500 BEV a rodar em testes, completamente camuflado, até porque a pré-produção das primeiras unidades vai arrancar no final de 2019. Tudo para que, cumprindo o prometido, o fabricante transalpino apresente o 500 Electric na próxima edição do Salão de Genebra, no início de Março do próximo ano. A produção do deverá arrancar pouco depois, no segundo trimestre de 2020, com a marca a anunciar que a nova linha terá uma capacidade anual de 80 mil unidades.

Para sair do mesmo local de onde, em 1957, saiu primeiro Fiat 500, a FCA desembolsou 700 milhões de euros, quantia que contempla o investimento em design, desenvolvimento, engenharia e, claro, a construção da linha de montagem. O primeiro robô foi instalado precisamente no dia em que Mirafiori soprava 80 velas, como que a sinalizar o início de um novo capítulo. Mas, ao longo dos próximos meses, os trabalhos vão continuar, sendo que só a área da carroçaria será apetrechada com 200 robôs, visando automatizar por completo o processo de soldadura. Porém, os recursos humanos continuarão a ser determinantes no fabrico do modelo, pelo que a Fiat vai alocar cerca de 1200 as pessoas exclusivamente dedicadas à produção do Fiat 500 BEV.

E o que podemos esperar da variante puramente eléctrica do icónico modelo italiano? O chief operating officer da FCA para a região EMEA, Pietro Gorlier, coloca a fasquia lá em cima:

Todos os veículos saídos da linha de montagem de Mirafiori foram futuristas para o seu tempo, pois tinham sempre algo inovador e único. Fosse pelo estilo, dimensões, motor, materiais utilizados ou conceito na base do seu desenvolvimento. Hoje, a nossa ideia de inovação não mudou. O novo Fiat 500 BEV vai adoptar soluções de vanguarda num contexto industrial e de marketing muito diferente do que se vivia há apenas alguns anos. Mais uma vez, está destinado a ser um marco na história da FCA e da mobilidade”, declarou.

O 500 Electric é parte de um plano de investimentos total de 5 mil milhões de euros, a concretizar entre 2019 e 2021, para que a FCA introduza “13 modelos novos ou significativamente renovados e de uma ampla oferta de veículos eléctricos, incluindo 12 versões electrificadas de modelos novos ou já existentes”.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)