O relatório do procurador especial Robert Mueller “apresenta indícios muito substanciais de que o Presidente é culpado de delitos e crimes graves”, disse Jerry Nadler, presidente da comissão judiciária da Câmara dos Representantes, em entrevista à Fox News.

A comissão judiciária supervisiona a administração da Justiça nos tribunais federais, organismos governamentais e polícias, mas é também responsável por abrir procedimentos de impeachment a representantes oficiais dos EUA.

“Temos de apresentar — ou deixar Mueller apresentar — esses factos ao povo americano e vermos então para onde ir a partir daí, porque a administração [norte-americana] tem de ser responsabilizada e nenhum Presidente pode estar acima da lei”, afirmou o político democrata.

O procurador especial Robert Mueller, antigo diretor do FBI, vai testemunhar perante o Congresso esta quarta-feira, dia 24.

Em causa está a investigação, feita ao longo de dois anos, sobre a interferência russa nas presidenciais americanas. O relatório não acusou Donald Trump de nenhum crime, mas Mueller já disse em maio que a investigação não poderia ilibar o Presidente americano de obstrução de justiça. “Se estivéssemos confiantes de que o Presidente claramente não cometeu um crime, teríamos dito isso”, afirmou então Mueller.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E são várias as ações referidas no relatório que podem ser problemáticas para Trump — terá pedido ao diretor do FBI, James Comey, que parasse a investigação sobre as ligações aos russos; terá editado um comunicado do filho, Donald Trump Jr., sobre o encontro com uma advogada russa na Trump Tower; despediu o diretor do FBI; terá tentado afastar o procurador especial Robert Mueller; e terá pedido a testemunhas que mentissem.

Os sete indícios no relatório Mueller que deixam Trump em maus lençóis — e o que pode ser feito com eles

A CNN dá conta de uma “divisão profunda” entre os democratas, sobre se devem ou não tentar avançar para um processo de destituição do Presidente americano, salientando que o testemunho de Robert Mueller no Congresso pode ser decisivo para unir o partido e para que os democratas tomem uma decisão.

Mais de 80 membros democratas da Câmara dos Representantes (a câmara baixa do Congresso), num total de 230, já pediram que fosse iniciado o processo, mas, como lembra a CNN, tanto Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, como Jerry Nadler, presidente da comissão judiciária, têm resistido até agora.