Entre as mais de mil candidaturas apresentadas ao Portugal 2020, cerca de 600 projetos de inovação foram aprovados na primeira ronda do Sistema de Incentivos (SI) à Inovação do Portugal 2020. As empresas vão receber apoios que, entre fundos comunitários e financiamentos da banca, irão somar 567 milhões de euros, segundo dados do Ministério do Planeamento noticiados esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios.

Os apoios vão ajudar as empresas a investir um total de 1.200 milhões de euros nos próximos anos, potencialmente levando à criação de mais de nove mil empregos. Este é um volume de apoios que, para o ministro do Planeamento, Nelson Souza, é “um valor de investimento bastante significativo” — este foi “o concurso que teve o maior nível de aprovações até agora”, sublinha o ministro.

O ministro acrescenta que o modelo misto de apoios — fundos comunitários e empréstimos da banca — está a ser olhada com “curiosidade” pelos serviços da Comissão Europeia, por ser uma “solução inovadora de articulação entre o tradicional subsídio e os instrumentos financeiros”.

Neste caso, as empresas vão receber 350 milhões do Portugal 2020 e 217 milhões de financiamento bancário, daí o total de 567 milhões de euros aprovados em apoios a empresas que trabalham em setores tão variados como a metalomecânica, a indústria alimentar, tecnologias de informação, automóveis, turismo e produção de vinho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR