Morreu Rutger Hauer, o ator que interpretou o vilão Roy Batty no filme “Blade Runner”. Tinha 75 anos. Rutger Hauer morreu na última sexta-feira, 19 de julho, em casa na Holanda, após “uma curta doença”, noticia esta quarta-feira a Variety. Steve Kenis, a agente do ator, confirmou a morte do artista e anunciou que o funeral se realizou esta quarta-feira. O último trabalhou em que participou foi na minissérie televisiva “A Christmas Carol”, que vai estrear em dezembro deste ano.

Rutger Hauer, holandês, ficou especialmente famoso pela interpretação de Roy Batty, um andróide, líder de um gangue de replicantes, que roubou uma nave espacial para viajar até à Terra para exigir mais tempo de vida. A personagem tornou-se um ícone da cultura pop sobretudo por causa do discurso “Lágrimas na Chuva”, editado pelo próprio ator: “Eu vi coisas que vocês nunca imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão junto ao Portal de Tannhauser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer”.

O primeiro trabalho de Rutger Hauer foi “Floris”, uma série de televisão holandesa que estreou em 1969, onde entrou como personagem principal. O sucesso da série medieval levou-o anos mais tarde a participar em “Turks Fruit”, um drama que ganhou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1973. Foi então que entrou no círculo de Hollywood, onde se estreou no papel de um terrorista em “Os Falcões da Noite”, um filme de 1981 realizado por Sylvester Stallone.

Rutger Hauer era especialmente requisitado para interpretar os anti-heróis das histórias ou os papéis mais dramáticos — tanto que deu vida a um assassino com problemas mentais em “Terror na Autoestrada”, de 1986. Dois anos mais tarde aceitou um dos trabalhos mais importantes da sua carreira: o papel principal no filme italiano “A Lenda do Santo Bebedor”, onde interpretou um criminoso bêbedo sem-abrigo a quem emprestam 200 dólares na condição de os devolver a uma igreja em Paris. O filme venceu o galardão Leão de Ouro em Veneza.

Fora da sétima arte, Rutger Hauer era muito dedicado a causas sociais e ambientalistas. Patrocinava a Greenpeace e fundou uma organização sem fins lucrativos de apoio a pessoas infetadas com o vírus da sida, a Starfish Association.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR