A onda de calor que assola a Europa pode desmoronar os tetos da catedral de Notre Dame, já debilitados devido ao grave incêndio que aconteceu em abril, avisou o arquiteto-chefe daquele monumento histórico de França.

Dezenas de sensores instalados no monumento do século XII não mostraram sinais de que o edifício esteja a deteriorar-se, mas o arquiteto Philippe Villeneuve mostrou-se preocupado.

Vem aí uma nova onda de calor e Bordéus já atingiu um novo recorde nacional de temperatura

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Villeneuve disse esta quarta-feira aos jornalistas que as pedras das paredes ainda estão saturadas com a água usada pelos bombeiros para apagarem o incêndio de 15 de abril.

O arquiteto acrescentou que as paredes podem secar a um ritmo muito rápido, devido às temperaturas recordes que serão esperadas em Paris esta semana. Até ao momento, a alvenaria é estável, mas a estrutura permanece frágil. “O que eu temo é que as ligações da alvenaria percam a sua coesão enquanto secam… e de repente, a abóbada cede”, explicou o arquiteto.

Os especialistas estão a trabalhar para estabilizar a estrutura da catedral antes de os trabalhos de reconstrução começarem.