Rádio Observador

Marrocos

Rei de Marrocos nega estar a proibir a ex-mulher de ver os filhos

Os rumores de receios de que a mãe fugisse do país levando as crianças consigo foram tantos que Mohamed VI e Lalla Salma sentiram necessidade de reagir em comunicado.

Corbis via Getty Images

O rei de Marrocos e Lalla Salma, a sua ex-mulher, emitiram um comunicado oficial para negar os rumores de que a antiga companheira de Mohamed VI estava a ser impedida de ver os filhos. Segundo a revista Hola, o advogado do monarca, Eric Dupond-Moretti, enviou um “desmentido formal” à revista francesa Gala onde destaca a falsidade das notícias que foram surgindo e que falam desse tema. O mesmo documento recorda que estas acusações podem ser entendidas como “difamação”, pede “respeite pela Família Real” e clama pela necessidade de restaurar a verdade de uma vez por todas.

O dito comunicado foi dado a conhecer na passada segunda-feira, 22 de julho, e nele é negado o argumento de que a mãe marroquina viajou para a Grécia na companhia de apenas um dos seus filhos, o príncipe herdeiro Mulay Hasán, e não com ambos os menores. Foi este cenário que, para alguns meios, deu origem aos rumores da suposta proibição de Mohamed VI e da sua esposa atual, que teoricamente não queriam que a mãe das crianças saísse do país com eles já que tinham medo de que pudesse fugir com os príncipes.

Foi a revista Gala que deu eco à suposta restrição e atribuiu a informação ao site afrik.com, que publicou uma notícia com o título “Mohamed VI impede Lalla Salma de viajar com os seus filhos”. No desmentido lia-se que tanto Mohamed VI e Lalla estavam “escandalizados” pelas “afirmações extremamente graves” e com “fins malévolos”. O embaixador de Marrocos em França, Chakib Benmoussa, prontamente contactou a revista francesa a dizer que Lalla Salma estava a banhar-se nas águas do mar Egeu com os seus dois filhos, ao contrário do que estava a ser dito.

Este documento conjunto acaba por servir de confirmação indireta do fim do matrimónio entre Mohamed e Lalla, rutura que começou a ser veiculada há mais de um ano, por volta da mesma altura em que o casal deveria estar a celebrar o seu 16º aniversário de casamento. Chegou a especular-se que a princesa pudesse mudar-se par França, onde tem muitos amigos, ou até mesmo para a Grécia, país onde tem uma casa, mesmo assim acabou por não surgir nenhum desses cenários e continua a viver em Marrocos, muito por causa dos filhos — quer continuar a acompanhá-los de perto.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Novo Acordo Ortográfico

Uma comunidade às avessas

José Augusto Filho

Da forma em que foi conduzido, o Acordo serve mais para enfraquecer a língua de Camões do que para disseminá-la. Quanto aos ganhos políticos e económicos esperados, foram até agora praticamente nulos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)