O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou nesta quarta-feira nunca ter visto uma cidade tão bem preparada a um ano de acolher os Jogos Olímpicos como Tóquio.

“Nunca vi uma cidade tão bem preparada”, afirmou Bach, na capital japonesa, durante a sua intervenção num evento que analisa a evolução dos preparativos para os Jogos, que juntou autoridade regionais e nipónicas.

O presidente do COI destacou o “compromisso e cooperação” das autoridades nipónicas, tendo em vista 2020, mostrando-se confiante de que graças a isso os Jogos “vão ser um êxito para o Japão e para a comunidade olímpica”.

“Vão ser uns jogos para o mundo, organizados pelo Japão e por uma equipa fantástica que inclui responsáveis políticos, desportistas e artistas”, referiu o alemão, reiterando que os Jogos devem “ser o único evento capaz de unir todos os países do mundo no tempo frágil em que se vive”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bach salientou a presença de “atletas de 206 delegações de todos os países do mundo e uma equipa de refugiados”, assinalando que “mais de metade da população mundial” vai seguir as competições.

Na mesma ocasião, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, expressou a ambição de que os Jogos sirvam para dar um impulso à economia local e, em particular, na reconstrução e recuperação das zonas afetadas pelo sismo seguido de tsunami de 2011.

É estimado que os Jogos Olímpicos tenham um impacto de 300 milhões de dólares (cerca de 270 milhões de euros) na economia do Japão desde o momento da escolha da cidade até ao fim do legado, em 2030, calcula o Governo Metropolitano de Tóquio.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão ser disputados entre 24 de julho e 09 de agosto de 2020, enquanto os Paralímpicos entre 25 de agosto e 06 de setembro.