A pequena cidade de Whaley Bridge, em Derbyshire, está a ser evacuada nesta quinta-feira devido ao colapso parcial de um reservatório de água que fica perto da localidade. A polícia ordenou aos 6.500 habitantes de Whaley Bridge que se juntassem numa escola local, para que possam ser levados para um sítio seguro.

A barragem Toddbrook sofreu danos devido às chuvas torrenciais dos últimos dias, noticia a BBC. As autoridades dizem que o nível das águas do Rio Goyt, que passa naquele local, pode subir rapidamente — o que poderia pôr em risco a vida dos habitantes.

Um utilizador do Twitter divulgou fotos dos estragos da infraestrutura.

Tracey Croasdale, que reside em Whaley Bridge, relata que a chuva intensa dos últimos dias fez com que o reservatório “transbordasse, algo que acontece muito raramente”.

Os serviços de meteorologia locais divulgaram imagens do rio, que foram captadas na quarta-feira, antes do colapso. É possível ver que o rio estava já completamente cheio.

A polícia de Derbyshire diz que os habitantes podem ter de ficar longe da localidade durante vários dias e aconselharam as pessoas a levar os animais de estimação e medicamentos. Numa série de tweets, a polícia explica que a ordem de evacuação se deve a uma “situação de emergência” e que a prioridade é garantir a segurança de todas as pessoas.