A Polícia Judiciária (PJ) anunciou nesta quinta-feira a detenção de um pastor de 46 anos, que é suspeito de atear um fogo no concelho de Gouveia, distrito da Guarda.

Em comunicado, o Departamento de Investigação Criminal da PJ Guarda explica que, em colaboração com a GNR de Gouveia, deteve, na terça-feira, “o presumível autor de um crime de incêndio florestal de significativas dimensões”, ocorrido no dia 26 de julho, pelas 18h45, na localidade de Ribamondego, no concelho de Gouveia.

Segundo a fonte, o detido “é um pastor local assalariado, sobre o qual recaem fortes suspeitas de ter ateado vários focos de incêndio numa zona de pasto e de mato, com recurso a chama direta”.

O incêndio “causou a destruição de aproximadamente 56 hectares de coberto vegetal, correspondendo aos diversos pontos de início e zonas adjacentes, provocando avultados prejuízos, que só não foram ainda mais gravosos devido à ação eficaz dos bombeiros, que prontamente acorreram ao local, inclusive com o apoio de meios aéreos”, relata a PJ da Guarda.

“Na verdade, não fosse a rápida intervenção destes [dos bombeiros], o incêndio poder-se-ia, muito facilmente, ter propagado a áreas florestais mais densas e até mesmo à própria povoação de Ribamondego”, admite a fonte.

O detido foi presente às competentes autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR