O jovem que empurrou no domingo uma criança de seis anos do 10º andar da galeria Tate Modern, em Londres, foi acusado de tentativa de homicídio, noticia esta terça-feira o jornal britânico The Guardian. A criança caiu de uma varanda do décimo andar e foi transportada para o hospital, continuando internada em estado crítico, mas estável.

O adolescente de 17 anos foi detido pela polícia após o acidente por “suspeita de tentativa de homicídio” e foi presente a juiz no tribunal de Menores de Bromley às 10h00 locais (mesma hora em Lisboa) desta terça-feira. Como ainda é menor, o indivíduo não pode ser identificado. Na audiência — que durou apenas cinco minutos — o adolescente falou unicamente para confirmar o nome, idade e nacionalidade britânica, avança o The Telegraph. Vai ficar detido num centro de detenção de menores até 8 de agosto, dia em que se realiza uma nova audiência — mas desta vez no Tribunal Central Criminal de Londres.

Na mesma audiência, foi revelado que a criança sofreu uma hemorragia cerebral e fraturas na coluna, braços e pernas, ainda de acordo com o The Telegraph.

Londres. Criança que foi empurrada do 10º andar da Tate Modern ainda em estado crítico

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na segunda-feira, o inspetor chefe da polícia John Massey pediu a quem testemunhou o incidente para contactar as autoridades: “Pode ter sido incrivelmente perturbador de testemunhar e até podem ter saído da galeria pouco depois. (Mas) se ainda não falaram connosco sobre o que viram, por favor contactem-nos sem mais demoras”, apelou o responsável.

Na segunda-feira, órgãos de comunicação social britânicos noticiaram que o rapaz francês de seis anos que estava a visitar Londres com a família estabilizou, mas que continua em estado crítico. Segundo o The Guardian, a criança está acompanhada da família e de agentes da polícia no hospital.

A criança caiu da plataforma aberta da Tate Modern, no 10º andar da galeria situada na margem do rio Tamisa, tendo sido encontrada numa varanda do quinto andar. A galeria foi imediatamente encerrada e os visitantes encaminhados para fora do edifício. Várias pessoas foram ouvidas como testemunhas. A galeria reabriu na segunda-feira e está a ajudar a polícia na investigação.

*Artigo atualizado às 15h40 com novas informações sobre a condição da criança e resultado da audiência no tribunal de menores desta terça-feira