Rádio Observador

Ciclismo

Quarta etapa da Volta à Polónia neutralizada após morte do ciclista belga Bjorg Lambrecht

O ciclista belga Bjorg Lambrecht, de apenas 22 anos, morreu na sequência de uma queda na terceira etapa da prova. Organização e equipas neutralizaram etapa por respeito ao atleta.

Lambrecht, uma das grandes promessas do ciclismo belga, caiu e atingiu uma estrutura de betão à beira da estrada a cerca de 30 quilómetros do final

DANIEL KOPATSCH/EPA

Autor
  • Agência Lusa

A quarta etapa da Volta à Polónia foi neutralizada, na sequência da morte do ciclista belga Bjorg Lambrecht (Lotto-Soudal), na segunda-feira, vítima de queda, anunciaram esta terça-feira os organizadores.

“Por respeito a Bjorg, os organizadores em conjunto com os árbitros e as equipas decidiram que a quarta etapa da Volta à Polónia será neutralizada”, escreveu a organização, em comunicado.

Os 173 quilómetros, entre Jaworzno e Kocierz, foram reduzidos para 133,7, não havendo classificação da etapa, nem alterações na geral. O ciclista belga Bjorg Lambrecht, de 22 anos, morreu na sequência de uma queda na terceira etapa da Volta à Polónia em bicicleta.

“A pior tragédia que pode atingir uma família, os amigos e os companheiros de equipa, aconteceu mesmo… Repousa em paz, Bjorg”, pode ler-se no Twitter da equipa.

Lambrecht, uma das grandes promessas do ciclismo belga, caiu e atingiu uma estrutura de betão à beira da estrada a cerca de 30 quilómetros do final, tendo ainda sido reanimado e transportado ao hospital, mas acabou por não resistir aos ferimentos graves que sofreu.

Na presente temporada, Lambrecht tinha obtido um quarto lugar na Flèche Wallone e um sexto na Amstel Gold Race, já depois de ter sido vice-campeão da Volta à França do Futuro, na altura batido apenas pelo atual campeão do Tour, Egan Bernal.

Lambrecht deveria participar na Volta a Espanha em agosto, mas deixa de luto o ciclismo belga, do qual era uma das principais apostas de futuro, a par de Remco Evenepoel e Wout van Aert.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)