O presidente do Superior Tribunal Federal brasileiro (STF), Dias Toffoli, decidiu nesta quarta-feira por suspender a transferência do ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva da sede da Superintendência da Polícia Federal na cidade de Curitiba para a prisão de Tremembé II, no estado de São Paulo, anunciou o mesmo presidente na sessão deste tribunal.

A transferência havia sido anunciada ainda nesta manhã pela juíza Carolina Lebbos, que atendeu um pedido da Polícia Federal do Paraná.

Relator do caso no STF, o ministro Edson Fachin começou por decretar seu voto, ao pedido apresentado pela defesa de Lula da Silva, como não favorável à transferência, o que a maioria dos outros órgãos acabou por seguir, resultando em 10 votos contra a transferência e um a favor, relata a agência de notícias brasileira EBC.

A decisão ainda está por ser votada pela Segunda Turma da Corte, colegiado responsável por julgar os casos da Operação Lava Jato.

Superior Tribunal de Justiça brasileiro reduz pena de prisão de Lula da Silva

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A pena aplicada contra o antigo chefe de Estado brasileiro diz respeito a um caso julgado em três instâncias da justiça brasileira num processo da operação Lava Jato sobre a posse de um apartamento de luxo na cidade do Guarujá alegadamente dado ao ex-Presidente como pagamento de suborno pela construtora OAS.

Segundo informações da imprensa local, a defesa do ex-Presidente discordou do pedido de transferência e defendeu que Lula da Silva deveria ser colocado numa unidade militar até ao julgamento de um pedido de liberdade provisória que está a ser analisado no Supremo Tribunal Federal.

Mensagens privadas revelam que Sérgio Moro trocava impressões com procurador da Lava Jato