Rádio Observador

PSA

PSA e Dongfeng despedem milhares na China

A PSA e os seus sócios e parceiros chineses, a Dongfeng Motors, acordaram fechar duas fábricas e despedir milhares de trabalhadores na China, para fazer frente à quebra do mercado local.

O maior mercado automóvel do mundo, o chinês, atravessa um período menos bom, após a quebra das vendas em 2018, o que aconteceu pela primeira vez desde os anos 90. Segundo a Reuters, a Dongfeng Peugeot Citroën Automobiles (DPCA), assim é denominada a parceria para o mercado chinês, vai despedir metade da sua força de trabalho, ou seja, 4.000 funcionários. Em relação às quatro fábricas que possui no país, uma vai ser fechada e uma segunda vendida, confirmaram os CEO da PSA, Carlos Tavares, e o CEO da Dongfeng, Zhu Yanfeng.

Apesar desta parceria existir há 27 anos e a Dongfeng (que pertence ao Estado chinês) ser um dos sócios da PSA, com 13,68% (percentagem idêntica à detida pelo Estado francês e pela família Peugeot), a PSA estará seriamente a considerar abandonar a parceria ou até mesmo abandonar o mercado chinês, de acordo com a Reuters. Os franceses estão a tentar recuperar a sua rentabilidade no mercado, mas o facto de se esperar para 2019 nova queda nas vendas na China, desta vez em mais 5%, não coloca as perspectivas no campo positivo.

A DPCA comercializou apenas 251.700 unidades em 2018, bem abaixo dos 731.000 de 2014, o que levou a PSA a perder 400 milhões de euros e a abrir mão do capital que tem na parceria para compensar, que agora fica reduzido a apenas 500 milhões de euros.

Por outro lado, a Dongfeng, para absorver os seus prejuízos, está a analisar todas as opções, o que de acordo com a agência noticiosa pode inclusivamente passar pela alienação dos 13,68% que detém na PSA, os quais podem atingir um valor de 2,2 mil milhões de euros.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)