Um incêndio que deflagrou na ilha Grã Canária, na Espanha, já queimou mais de mil hectares de terra numa distância de 23 quilómetros, e as autoridades temem que o fogo atinja outras zonas da região. Mil habitantes foram realojados e dezenas de bairros evacuados, durante este domingo. Já nesta terça-feira, foram registados reacendimentos, provocando mais 25 desalojados. Ainda assim, as autoridades garantem que o incêndio baixou de intensidade.

O fogo em Tenerife afetou sobretudo os municípios de Artenara, Tejeda e Gáldar e registou vários reacendimentos nas zonas que tinham ardido anteriormente. No restante perímetro de 23 quilómetros, 1.500 hectares, não se registaram ocorrências.

Grã Canária. As imagens do incêndio que desalojou mil pessoas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres, já tinha declarado que o fogo estaria “controlado”, mas as condições meteorológicas, com ventos de 40 a 70 quilómetros por hora, preocupavam bombeiros e autoridades, segundo o jornal El País.

Pelo menos 230 operacionais trabalharam para apagar o fogo que começou neste sábado, na pequena cidade de Artenara, com mil habitantes, a noroeste da ilha canária, e que afeta também a área de Tejeda, com 1.921 habitantes, e Gáldar, a maior de todas, com 24 mil pessoas.

Mil habitantes, de aproximadamente 10 bairros, já tinham sido desalojados e, alguns deles transferidos para pensões e centros municipais. A câmara municipal, inicialmente encarregada pela coordenação do combate ao fogo, deu como controlada a situação na noite de sábado – devido à temperatura favorável e falta de vento –, mas fogos secundários e reacendimentos levaram as autoridades a declararem o nível dois de emergência.

Desde então, o governo das Ilhas Canárias assumiu o controlo da situação e determinou o uso do Plano Canário de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Incêndios Florestais (Infoca), com bombeiros a humedecerem os terrenos. “O fogo está contido, mas não extinguido, e poderá reanimar”, disse fonte da Infoca para o El País.

A última frente ativa é a mais preocupante, e caso o vento atinja os 70 quilómetros por hora previsto pelas agências meteorológicas, o fogo poderá atingir a aldeia vizinha de San Nicolás. “Se o fogo se movimentar para a zona de La Degollada de Tejeda ou para a aldeia, poderá complicar a situação, completou o Presidente canário”.

Wildfire rages through Gran Canaria

A raging wildfire on the Spanish island of Gran Canaria has burned through 2,470 acres and forced the evacuation of 1,000 residents.Read more here: https://bit.ly/2KtxGEH

Posted by ITV News on Sunday, August 11, 2019

No último sábado, um homem de 55 anos foi detido pela polícia por ser o responsável pela criação do fogo que já mobilizou mais de 500 operacionais, 10 helicópteros e um avião de carga durante o combate. As autoridades revelam que o habitante trabalhava com uma máquina de soldadura quando, por uma questão de desatenção, iniciou o fogo na Grã Canária.

As agências meteorológicas das ilhas alertam para o risco alto de ventos até 70 quilómetros por hora, com picos de força na tarde e noite desta segunda-feira.