Rádio Observador

Médio Oriente

Estados árabes da região podem garantir sozinhos segurança do Golfo Pérsico, segundo MNE iraquiano

A mensagem de Al-Hakim, ministro iraquiano, surgiu como resposta aos esforços dos EUA para criar missão de segurança liderada pelos norte-americanos para operar no estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.

Ministro dos Negócios Estrangeiros do Iraque diz que os países da zona são capazes de garantir a segurança da estratégica travessia

YURI KOCHETKOV/EPA

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano disse esta segunda-feira que o Iraque e demais Estados árabes do Golfo não precisam que potências estrangeiras garantam a segurança da navegação no Golfo Pérsico.

Através da rede social Twitter, Mohammed al-Hakim considerou que tal só aumentaria as tensões regionais e afirmou que os países da zona são capazes de garantir a segurança da estratégica travessia.

A mensagem de Al-Hakim surgiu como resposta aos esforços da administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para criar uma missão de segurança liderada pelos norte-americanos para operar no estreito de Ormuz, onde o Irão apresou recentemente alguns navios e é acusado de ataques a petroleiros nos últimos meses.

Os Estados Unidos pretendem que uma coligação internacional vigie e possa escoltar navios comerciais na zona. O Reino Unido disse na semana passada que se juntaria à missão, mas nenhum outro dos aliados dos EUA se comprometeu.

Al-Hakim salientou que a participação de Israel numa tal missão é inaceitável, embora se desconheça se Telavive foi convidado a participar.

O estreito de Ormuz é um ponto de passagem estratégico para o comércio mundial de petróleo.

Em 2018, cerca de 21 milhões de barris de petróleo circularam diariamente pelo estreito, segundo a Agência de Energia norte-americana (EIA), o que representa cerca de 21% do consumo mundial daquele hidrocarboneto e um terço do que transita por via marítima no mundo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)