Há 60 anos, Sir Alec Issigonis conseguiu o milagre de meter quatro adultos num veículo com pouco mais de 3 metros, que apesar de montar uma mecânica mínima e económica, era ágil e rápido, sendo mesmo divertido de conduzir. As primeiras unidades foram produzidas em Bristol, na fábrica que a Mini possuía no local e foi exactamente para Easter Compton que convergiram centenas de apaixonados da marca, para uma animada sessão de convívio, onde o 60º aniversário foi o mote.

Hoje, os Mini apenas são produzidos em Oxford, mas com variantes de três e cinco portas, além da carrinha e crossover, todas eles com comprimentos mínimos de 3,82 m, bem acima dos 3,05 m do projecto de Issigonis. Também o peso subiu consideravelmente, imposto pelas maiores dimensões e necessidades em matéria de segurança, o que o levou a subir dos originais menos de 600 kg para mais de 1,2 toneladas, referentes à versão mais simples, a One.

Mini eléctrico pode ser reservado. Já tem preços

Centenas de convidados e clientes da marca convergiram para Bristol, com o objectivo principal de se divertir entre condutores que, tal como eles, têm um fraquinho pelo popular modelo. Além de aproximar os fãs, a Mini aproveitou a oportunidade para alimentar a curiosidade em relação ao Mini eléctrico, a próxima aposta da marca britânica do Grupo BMW.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR