Rádio Observador

Malásia

Adiado segundo julgamento por corrupção de ex-primeiro-ministro da Malásia

Najib Razak está a ser julgado por 42 acusações de corrupção, abuso de poder e branqueamento de capitais, relacionada com um desvio multimilionário de um fundo estatal de investimento.

Najib Razak criou o fundo estatal 1MDB para promover o desenvolvimento económico do país

FAZRY ISMAIL/EPA

Um juiz adiou esta segunda-feira por uma semana o segundo julgamento do antigo primeiro-ministro da Malásia Najib Razak por alegada corrupção relacionada com um desvio multimilionário de um fundo estatal de investimento.

Najib Razak está a ser julgado num total de 42 acusações de corrupção, abuso de poder e branqueamento de capitais, relacionadas com o fundo 1 Malaysia Development Bank (1MDB).

O juiz concordou adiar o segundo julgamento, na sequência de um pedido dos advogados para se aguardar o fim do primeiro processo, previsto ainda esta semana. O procurador malaio Gopal Sri Ram indicou que a última testemunha vai depor no primeiro julgamento de Najib Razak esta semana.

O primeiro julgamento, que começou em abril, refere-se a sete acusações relacionadas com a transferência de 42 milhões de ringgits (cerca de nove milhões de euros) para as contas de Najib Razak da SRC International, antiga subsidiária do 1MDB. O segundo julgamento vai concentrar-se no alegado abuso de poder e na lavagem de 2,3 mil milhões de ringgits (cerca de 500 milhões de euros).

Najib Razak criou o fundo estatal 1MDB quando assumiu o poder em 2009, para promover o desenvolvimento económico do país, mas o fundo acumulou vários milhões em dívidas e está a ser investigado nos Estados Unidos e em vários outros países por alegado desvio de verbas e branqueamento de capitais.

O escândalo levou à derrota da coligação governamental de Razak nas eleições de 9 de maio de 2018, na primeira mudança de poder desde que a Malásia conquistou a independência do Reino Unido em 1957.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)