Para o início desta semana, o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) prevê uma pequena descida de temperaturas, em especial da mínima, nas regiões Centro e Sul. Ainda assim, sete concelhos do distrito de Faro estão com risco máximo de incêndio e só o litoral norte de Portugal continental apresenta um risco reduzido.

Para esta segunda-feira prevê-se céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens altas nas regiões Norte e Centro. As temperaturas máximas vão oscilar entre os 22 graus, em Aveiro e Leiria, e os 32 graus, em Faro e Évora. Já as mínimas podem descer aos 11 graus, na Guarda e em Viseu. O vento pode ser moderado a forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas do Centro e Sul, em especial a partir da tarde, por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora.

Espera-se que esta descida de temperatura sejam momentânea. As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira entre 4 e 8 graus Celsius em algumas regiões do continente e na quarta-feira prevê-se um aumento das mínimas com noites tropicais.

“Hoje [segunda-feira] ainda não temos uma alteração significativa dos valores das temperaturas e a nota dominante será o vento com rajadas da ordem dos 65 quilómetros por hora na faixa costeira ocidental. Para amanhã [terça-feira] já vamos ter uma subida acentuada da temperatura máxima entre os 4 e os 8 graus em alguns locais”, disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na região sul, a subida da temperatura máxima será mais pequena entre os 2 e os 4 graus, de acordo com a especialista do IPMA. “Isto quer dizer que vamos chegar ao meio da semana com máximas a variar entre os 30 e os 33/34 graus. No entanto, em alguns locais do litoral norte e centro, do interior do Alentejo, Beira Baixa e Vale do Tejo as temperaturas vão variar entre os 35 e os 39 graus. Na grande Lisboa estão previstos 35 graus”, disse.

Maria João Frada adiantou ainda que na quarta-feira está prevista uma subida significativa das temperaturas mínimas na generalidade do território. “A partir de dia 21 vamos ter uma subida da mínima e vamos ter noites tropicais em grande parte do continente. As temperaturas não vão descer abaixo dos 20 graus”, indicou.

Segundo a meteorologista, as temperaturas vão manter-se altas até sexta-feira, esperando-se uma descida a partir de sábado. “No sábado há uma tendência para uma descida da temperatura máxima no norte e centro, especialmente no litoral a norte do Cabo Raso e no domingo descem mais um pouco. Ainda assim os valores não descem abaixo dos 30 a 35 graus, com exceção para a faixa costeira a norte do Cabo Raso que será da ordem dos 25 a 27 graus”, disse.

Ainda nesta segunda-feira, os distritos de Castelo Branco, Santarém e Portalegre têm vários concelhos em risco muito elevado de incêndio, enquanto as restantes regiões apresentam um risco de moderado a elevado, com exceção do litoral norte. De acordo com a estimativa do IPMA, o nível de risco de incêndio vai aumentar progressivamente no território, pelo menos até sexta-feira.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No que à exposição solar diz respeito, em Portugal continental, só os distritos de Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Aveiro e Braga escapam ao risco muito elevado de exposição à radiação utravioleta (UV), comportando um risco elevado, à semelhança da ilha terceira, no grupo central dos Açores. As restantes ilhas açorianas têm um risco moderado.