Rádio Observador

Governo

Email de motorista investigado como “ameaça ao Estado”

683

Fernando Frazão, que, em janeiro, deu boleia de camião a Marcelo Rebelo de Sousa, escreveu um email ao Governo. O executivo receou que se tratasse de uma ameaça ao Estado. PGR diz que não.

Motorista previu que greve lançaria o caos no país, mas falhou

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O Governo recebeu um email a avisar que a greve dos motoristas ia provocar o caos, fazendo parar muitos serviços e lembrando que assim caiu um governo no Chile, avançou o Expresso. O executivo receou que fosse uma ameaça ao Estado e participou a situação à Procuradoria Geral da República (PGR) e às Secretas.

A população vai revoltar-se e (..) está muito iminente uma revolução civil que pode não ser tão civilizada como o 25 de Abril de 1974″, escreveu Fernando Frazão.

O email foi enviado por Fernando Frazão, um motorista que, em janeiro deste ano, deu boleia a Marcelo Rebelo de Sousa, de Lisboa ao Porto, porque o Presidente queria conhecer as dificuldades que enfrentavam os profissionais do setor.

Em sete parágrafos, o motorista lembra que foi uma greve deste tipo, há 50 anos, que fez cair o governo no Chile, que a agricultura e a indústria iam ter problemas, que iam faltar bens de primeira necessidade nos supermercados e que “as centrais termo-elétricas reduzirão a potência energética e dar-se-á um crise energética instalando-se o caos”.

O Governo queria que o caso fosse investigado para se perceber se era uma ameaça real ou se se tratava de uma tentativa de insurreição. A PGR não encontrou um crime nas palavras do motorista e os serviços de informação também desvalorizaram o desabafo de Fernando Frazão.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: vnovais@observador.pt
História

O azar do museu Salazar /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
193

A ignorância e o fanatismo, que estão na origem dos totalitarismos, combatem-se com a verdade e o conhecimento. A ditadura não se vence com a ignorância, mas com a ciência.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)