Rádio Observador

Meteorologia

Temperaturas vão ultrapassar os 30º C em quase todo o país esta quarta-feira. E vai ficar ainda mais calor

Lisboa chega aos 34º C e Santarém será o mais quente do país esta quarta-feira, com máxima prevista de 38º C. Calor vai aumentar na quinta-feira e o risco de fogos é elevado em vários distritos.

As temperaturas só devem descer ligeiramente no fim de semana

LUÍS FORRA/LUSA

As temperaturas não param de subir e apenas seis das principais cidades do continente vão ficar abaixo dos 30º C esta quarta-feira: Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Guarda, Sines e Sagres vão rondar os 28º C, enquanto o resto do país pode contar com máximas de cerca de 34º C, a máxxima prevista para Lisboa. O distrito de Santarém será o mais quente do país, com 38º C, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Quinta-feira deverá mesmo ser o dia mais quente da semana: no território continental, apenas Sines ficará abaixo dos 30º C. Santarém tem uma máxima prevista de 39º C e para Évora são esperados 37º C. Já em Coimbra, Leiria e Lisboa os termómetros vão atingir os 36º C. Apesar das altas temperaturas, são esperados aguaceiros fracos no arquipélago dos Açores até sexta-feira, onde os termómetros não devem ir além dos 28º C.

Devido ao calor abrasador, os concelhos da Lousã, no distrito de Coimbra, e Alcoutim e Monchique, em Faro, apresentam esta quarta-feira risco máximo de incêndio, também de acordo com o IPMA. O mesmo instituto colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Viana do Castelo, em risco muito elevado e elevado de incêndio. O risco de incêndio vai continuar máximo, muito elevado e elevado pelo menos até ao fim de semana em vários distritos de Portugal continental. As temperaturas devem descer ligeiramente com o aproximar do fim de semana.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) já tinha alertado para o agravamento do risco de incêndio até sexta-feira para valores “muito elevados a máximos” em todo o território, com o aumento da temperatura e a diminuição da humidade.

Por causa das temperaturas elevadas, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Braga, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja entre as 10h00 desta quarta-feira e as 18h00 de quinta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Madeira e continente em risco muito elevado de exposição aos raios UV

Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam ainda esta quarta-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

No continente apenas Viana do Castelo apresenta um risco elevado, estando os restantes 17 distritos com níveis muito elevados bem como o arquipélago da Madeira. Já o arquipélago dos Açores apresenta níveis moderados de exposição à radiação UV.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Ambiente

Frango à Covan /premium

Paulo Tunhas

Para uma vasta parte da humanidade ocidental, nada há de mais apetecível do que um certo sentimento de culpa própria. Por estranho que pareça, esse sentimento comporta um notório benefício narcísico. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)