Duzentos mil cidadãos da União Europeia (UE) emigraram para o Reino Unido em 2018, o número mais baixo registado desde 2013, anunciou esta quinta-feira o gabinete oficial de estatísticas (ONS) britânico.

Em comunicado, o organismo refere que o número de emigrantes europeus tem descido gradualmente desde 2016, ano em que se realizou o referendo que determinou a saída do Reino Unido da UE, que deve ocorrer a 31 de outubro próximo. Mas, entre março de 2018 e março de 2019, a emigração da UE foi de 200 mil pessoas, o nível mais baixo desde 2013, em que foi de 183 mil.

A redução nas entradas de cidadãos comunitários, segundo o gabinete, deve-se à descida dos que vão para o Reino Unido em busca de emprego, atualmente menos de metade dos registados em 2016.

Apesar da queda, o número de cidadãos de toda a UE que vão para o Reino Unido continua a ser mais elevado que o dos que abandonam o país, com exceção dos cidadãos de países do centro e leste europeus que aderiram em 2004 (República Checa, Eslováquia, Estónia, Letónia, Lituânia, Hungria, Polónia e Eslovénia), em que houve mais 7.000 pessoas a deixar o Reino Unido que a emigrar para lá.

Em termos de número total de emigrantes entrados no mesmo período, a ONS contabilizou 612 mil, enquanto as partidas foram 385 mil.

O número de emigrantes extra-comunitários estabilizou este ano, depois de um pequeno aumento em 2013. Neste grupo, o principal motivo para emigrar para o Reino Unido são os estudos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR