Rádio Observador

Relações Internacionais

Boris Johnson e a história de um pé em cima da mesa num encontro com Macron

167

Numa reunião sobre o Brexit, o primeiro-ministro britânico colocou o pé numa mesa de apoio do Eliseu, em Paris. Houve muitas críticas, mas um vídeo mostra que foi tudo uma brincadeira com Macron.

AFP/Getty Images

O primeiro-ministro Boris Johnson encontrou-se com o Presidente francês Emmanuel Macron numa reunião sobre o Brexit e voltou a ficar envolvido numa polémica: desta vez porque apoiou o pé numa mesa do Palácio do Eliseu, em Paris. O momento foi descrito como sendo “rude e embaraçoso” por Sonia Purnell, autora de uma biografia de Boris Johnson.

Mas um vídeo da Reuters divulgado esta sexta-feira por um jornalista da Sky News mostra que o que se passou foi outra coisa. Tom Rayner escreve que Macron “estava a fazer conversa de circunstância, sugerindo que a mesa também podia servir para apoiar os pés se o primeiro-ministro inglês se quisesse reclinar na cadeira, o que Boris Johnson fez como piada”.

Aliás, Boris Johnson só apoiou o pé na mesa durante um segundo, mostrando imediatamente, com a mão, que estava a brincar.

Logo depois da reunião, Macron publicou no Twitter uma mensagem que definia a relação entre os dois países como “essencial e inabalável”, além de “especial”, e pedia para que “trabalhassem em conjunto”.

Boris Johnson também demonstrou satisfação com o encontro através de uma publicação no Twitter, em que falava sobre a necessidade de manter a “profundidade e intensidade desta amizade, e a parceria entre as nossas nações”.

O encontro aconteceu logo depois de uma conferência de imprensa no Eliseu, no qual Macron disse ao primeiro-ministro britânico que o Reino Unido e a União Europeia não vão encontrar um acordo para o Brexit em 30 dias muito diferente daquele que já existe.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Liberalismo

De onde vem a riqueza?

Telmo Ferreira

A riqueza vem das instituições políticas e económicas que permitem uma sociedade pluralista que consiga aproveitar todos os benefícios da liberdade individual e económica.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)