A empresa La Mechá, que está a ser investigada em Espanha por ter posto a circular no mercado carne contaminada com listeriose, também vendeu os seus produtos a uma empresa que vende carne sob uma marca branca. Apesar de o caso ter começado no início da semana, só esta sexta-feira é que os produtos desta marca tiveram ordem de retirada do mercado. O nome da marca não foi ainda revelado pelas autoridades espanholas.

Esta informação foi confirmada pela junta da comunidade autónoma da Andaluzia, que não quis dar detalhes, evitando revelar o nome da marca branca cujos produtos podem também estar contaminados com a infeção que surgiu na empresa sevilhana Magrudis, que comercializa a marca La Mechá, e que está sob investigação das autoridades espanholas.

Isto significa que os consumidores, mesmo depois de serem conhecidos os primeiros casos de internamentos — um número que já ultrapassa os 200 — podem ter comprado carne contaminada sem que soubessem que o estavam a fazer.

O surto de listeriose surgiu na Andaluzia e é lá que tem sido registada a maior parte dos casos. Até ao momento, regista-se uma morte, a de uma mulher de 90 anos. Dos vários doentes infetados, 31 são grávidas, que carecem de maior atenção e que estão internadas para um acompanhamento mais próximo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde o início do surto que Espanha — não apenas a região da Andaluzia — está em alerta sanitário. Dos mais de 200 casos registados, 99 estão hospitalizados. Destes, quatro estão nos cuidados intensivos. Há ainda o registo de um aborto involuntário, provocado pela infeção, que atingiu uma mulher que estava grávida de quatro meses e que tinha consumido carne da marca La Mechá na noite antes de ser internada.

Surto de listeriose em Espanha faz primeira vítima mortal. Decretado alerta sanitário

Uma investigação preliminar às instalações da Magrudis — empresa responsável pelo surto de listeriose — concluiu que um dos focos de proliferação desta infeção estava em duas máquinas utilizadas para cortar a carne comercializada por esta entidade. Falta ainda averiguar as análises feitas a todos os elementos da empresa, de onde podem surgir mais pistas para detetar a origem deste surto.

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária está a acompanhar a evolução destes episódios e garante que a marca La Mechá não vende produtos em Portugal. Até ao momento não foi registado nenhum caso no nosso país.

Listeriose em Espanha. Marca não vende em Portugal, garantem autoridades