Rádio Observador

Meteorologia

Temperaturas vão chegar perto dos 40º C esta sexta-feira

Lisboa vai ultrapassar os 35º C e Santarém pode chegar aos 39º C. Nos Açores, a chuva continua e vai durar até sábado. Temperaturas vão descer ligeiramente no fim de semana.

MÁRIO CRUZ/LUSA

Quase todo o território continental vai ultrapassar os 30º C esta sexta-feira, com as máximas a poderem mesmo chegar perto dos 40º C. Lisboa pode esperar 36º C, enquanto no Porto os termómetros não deverão ir além dos 27º C. E com 39º C, Santarém pode ser — novamente — uma das zonas onde o calor mais se vai fazer sentir esta sexta-feira. Já nos Açores, e à semelhança dos últimos dias, a chuva vai continuar pelo menos até sábado.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão descer ligeiramente no fim de semana. O Porto vai rondar os 23º C e em Lisboa a máxima prevista é de 34º C. Os distritos mais quentes, no sábado, vão ser Évora e Santarém, com uma previsão de 37º C. No norte do país, a nebulosidade vai aumentar, acentuando-se no domingo em todo o continente. 

Apesar da pequena descida nos termómetros, o calor continua intenso e 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda e Bragança apresentam risco máximo de incêndio esta sexta-feira, também de acordo com o IPMA.

O instituto colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio. O risco de incêndio vai continuar máximo, muito elevado e elevado pelo menos até ao fim de semana em vários distritos de Portugal continental.

Por causa das altas temperaturas, o IPMA colocou ainda os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja e a costa sul da Madeira sob aviso amarelo até às 18h00 de sábado. O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Os níveis de exposição à radiação ultravioleta (UV) também serão elevados no continente, no arquipélago da Madeira e na ilha das Flores, nos Açores. Neste arquipélago, as ilhas do Faial e Terceira apresentam risco elevado e São Miguel está com níveis moderados.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Alterações Climáticas

A lei do EROI /premium

Marco Robalo

Ouvimos muito falar na esperança em tecnologias, mas este debate foge da realidade e concentra-se em ideias de ficção científica, pois ninguém sabe como resolver as necessidades de consumo instaladas.

Universidade de Coimbra

Fraca carne

Henrique Pereira dos Santos
271

Substituir carne por peixe (ou por vegetais), sem saber de que sistemas de produção (e de que ciência) estamos a falar é completamente vazio do ponto de vista da sustentabilidade ambiental.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)