Rádio Observador

Óbito

Morreu a atriz e argumentista brasileira Fernanda Young

A autora de "Os Normais", o seu maior êxito, teve uma crise de asma que se fez seguir por uma paragem respiratória. Morreu na quinta da família, no estado de Minas Gerais. Tinha 49 anos.

Fernanda Young, a escritora, atriz, argumentista, apresentadora de TV e colunista do jornal O Globo, morreu aos 49 anos, neste domingo, na quinta da sua família na localidade de Gonçalves, no estado de Minas Gerais. Tinha 49 anos.

Segundo o jornal com que colaborava, Young teve uma crise de asma que se fez seguir por uma paragem respiratória. A atriz começou a sentir-se mal ao final da tarde deste sábado, sendo transportada à noite para o hospital em Paraisópolis, uma localidade vizinha. Os médicos tentaram reanimá-la, mas Young, que tinha asma desde pequena, não sobreviveu. Morreu no Hospital Frei Caetano durante a madrugada deste domingo.

Fernanda Young nasceu a 1 de maio de 1970 em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade Federal Fluminense mas, segundo o G1, não terminou o curso. Em 1990, começou a namorar com o argumentista e escritor Alexandre Machado, casando três anos depois. O casal tinha dois filhos, adotados em 2008 e 2009.

Young, cuja peça mais recente em que ia participar estreava a 12 de setembro, em São Paulo, iniciou sua carreira na televisão em 1995, com a série “A comédia da vida privada”, lançou em 1996 o seu primeiro livro, Vergonha dos pés, e, em 2001, lançou um de seus maiores sucessos televisivos, a série “Os normais”, que era protagonizada por Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães.

A série, exibida na TV Globo entre 2001 e 2003, deu origem a dois filmes (2003 e 2009), escritos por Young e outros argumentistas.

Entre os anos de 2002 e 2004, fez parte do painel do programa “Saia Justa” na companhia da jornalista Mónica Waldvoge, a atriz Marisa Orth e a cantora Rita Lee.

Artigo atualizado às 18h10

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: dlopes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)