A movimentação de aviões nos aeroportos e aeródromos cabo-verdianos diminuiu 3% no segundo trimestre do ano, mas o número de passageiros aumentou na mesma proporção, face ao mesmo período de 2018, foi anunciado esta quinta-feira.

Segundo os dados dos transportes publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano, no segundo trimestre do ano o país registou um total de 7.721 aviões movimentados nos aeroportos e aeródromos, contra os 7.958 contabilizados no período homólogo do ano passado, uma ligeira diminuição de 3%.

Já o número de passageiros aumentou 3%, passando dos 592.506 nos segundos três meses do ano passado, para 610.386 no segundo trimestre deste ano, de acordo com os dados do INE.

Relativamente às cargas transportadas, o instituto cabo-verdiano avançou que aumentaram 13,6% nos aeroportos e aeródromos, enquanto os correios tiveram aumentos de 8,4%, relativamente ao mesmo período de 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No período em análise, o INE constatou ainda uma diminuição de 13,3% do número de navios movimentados nos portos cabo-verdiano, quando comprado com o período homólogo.

No segundo trimestre do ano, também o número de passageiros movimentados nos portos nacionais diminuiu (6,7%), mas as mercadorias movimentadas aumentaram (11,5%).

O INE registou também um ligeiro aumento de 1,7% no número de passageiros transportados pelos autocarros na cidade da Praia e no Mindelo, face ao período homólogo.