As autoridades no estado do Texas, nos EUA, confirmam oficialmente cinco vítimas mortais e 21 feridos num tiroteio nas cidades de Odessa e Midland. Durante a conferência de imprensa da polícia de Midland, os agentes garantiram também que já não há razão para acreditar que se mantém o nível de ameaça.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=EOe89hnO_TE

Também o presidente da Câmara de Odessa, Jerry Morales, tinha já explicado à imprensa norte-americana que o atirador que viajava numa carrinha dos correiros, disparou primeiro sobre um polícia, depois seguiu pela estrada que ligava as duas cidades texanas, (Odessa e Midland) a atirar aleatoriamente sobre outros condutores, residentes e pessoas que estavam às compras. Durante esse percurso, os agentes da polícia mataram o atirador.

Relatos iniciais davam conta de que poderia haver mais do que um envolvido nos ataques, aleatórios, mas a polícia de Midland confirmou, numa publicação no Facebook, que “o atirador ativo foi atingido e morto em Odessa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não há nenhum atirador ativo neste momento. Todas as agências estão a investigar relatos de possíveis suspeitos”, acrescentou a mensagem daquela força policial.

O incidente começou cerca das 16 horas locais (22h de Lisboa) perto de um semáforo quando “duas ou três” pessoas começaram a disparar contra condutores na Interstate 20 e na Highway 191, que liga Midland a Odessa, avançou o The New York Times.

Um dos hospitais que recebeu seis das vítimas do tiroteiro, o Midland Memorial Hospital, afirmou à ABC que três estão em estado crítico, e três estão estáveis.

Durante o tiroteio, a universidade do Texas pediu aos estudantes para não saírem dos edifícios nos quais se encontravam. “Fiquem nos vossos dormitórios e não abram as portas”. A polícia está a alertar todos os cidadãos para “saírem das estradas”.

[No Facebook, a polícia de Midland, deixou um aviso à população]

Em declarações à ABC News, a porta-voz da Casa Branca Stephanie Grisham garantiu que o Presidente dos Estados Unidos da América estava a ser informado da evolução dos acontecimentos. Momentos depois, via Twitter, Donald Trump confirmava que tinha sido informado acerca do assunto pelo procurador-geral, William Barr, acrescentando apenas que as autoridades policiais estavam “completamente envolvidas”.

[Durante a operação, a polícia fechou algumas estradas]

No início deste mês, em El Paso, no mesmo estado, um jovem de 21 anos entrou num hipermercado Walmart e matou 20 pessoas num tiroteio.

EUA. Em menos de 24h, dois tiroteios resultaram em 32 mortos e mais de 40 feridos

[Em atualização]