Os jardins das Quintas das Conchas e dos Lilases, na freguesia do Lumiar, em Lisboa, reabriram este domingo ao público, depois de terem sido encerrados na sexta-feira devido a um ninho de vespas asiáticas, confirmou a autarquia.

A reabertura dos jardins foi confirmada esta tarde à agência Lusa pelo vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, que assegurou estarem “reunidas todas as condições de segurança”.

Os jardins das Quintas das Conchas e dos Lilases estavam fechados desde sexta-feira por causa de um ninho de vespas asiáticas, encontrado na noite de quinta-feira, numa árvore.

Na época da primavera, as vespas asiáticas constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados, sendo os principais efeitos da presença desta espécie sentidos na apicultura – por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas – e na saúde pública.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não sendo mais agressivas do que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados as vespas asiáticas reagem de modo bastante agressivo e podem fazer perseguições até algumas centenas de metros.

A destruição dos ninhos deve ser feita com equipamento de proteção e seguindo as orientações constantes no plano de ação, nunca se devendo usar armas de fogo (de caça), mesmo no caso de difícil acesso aos ninhos, pois este método só provoca a destruição parcial do ninho e contribui para a dispersão e disseminação da vespa asiática por constituição de novos ninhos.

Na ausência ou perda da rainha, esta espécie tem a capacidade de as obreiras se transformarem em fêmeas fundadoras e construírem novos ninhos.