O incêndio em Vale Meão, na freguesia da Sabacheira, concelho de Tomar (Santarém), que estava a ser combatido por 449 operacionais e 128 viaturas, está dominado e encontra-se em fase de resolução, disse à Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém. “O incêndio foi dominado por volta das 03:15”. Os trabalhos para extinguir por completo o fogo continuam com 280 operacionais apoiados por 91 viaturas.

Onze meios aéreos chegaram a estar no local.

Segundo o CDOS de Santarém, o incêndio, em zona de mato, deflagrou às 15h36, tendo os ventos dificultado o combate. A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, disse à Lusa que o incêndio lavrava numa zona de difícil acesso, pelo que a presença dos meios aéreos era essencial.

A evacuação do Agroal foi decidida tendo em conta a direção do vento, acontecendo por precaução.

Segundo a SIC, a praia fluvial do Agroal, no concelho de Ourém, também foi evacuada pelas 17h30. Já fonte do CDOS de Santarém adiantou à Lusa que as pessoas saíram de forma ordeira do local, seguindo as recomendações da proteção civil, que decidiu evacuar o local “só por precaução”.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, disse à Lusa que o local nunca esteve em risco, uma vez que o incêndio lavrava no sentido de Tomar, a “mais de dois quilómetros de distância”, tendo as pessoas sido aconselhadas a sair apenas por precaução.

O comandante de serviço no CDOS de Santarém afirmou que não existia qualquer habitação nas proximidades do incêndio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR