Rádio Observador

Música

Madonna partilha vídeo de jovem músico português (e sobrinho-bisneto de Amália) no Instagram

2.767

Gaspar Varela tem 15 anos e vai acompanhar Madonna nos concertos da nova tour no Coliseu de Lisboa. A cantora partilhou um vídeo do fadista a tocar guitarra portuguesa num elevador.

Gaspar Varela tem 15 anos e já lançou um álbum de fado

Instagram

A cantora norte-americana Madonna partilhou na rede social Instagram o vídeo de um jovem músico português a tocar guitarra portuguesa enquanto a acompanha num elevador. Gaspar Varela, de 15 anos, bisneto da fadista Celeste Rodrigues e sobrinho-bisneto de Amália, vai participar nos oito concertos agendados por Madonna no Coliseu de Lisboa no âmbito do espetáculo Madame X Tour.

Na legenda do vídeo, em que Gaspar Varela surge a dedilhar uma guitarra portuguesa durante os ensaios para a tour de Madonna, a cantora, que recentemente se mudou para Portugal, escreveu: “Música de elevador”. A publicação já foi reproduzida mais de 97 mil vezes e recolheu quase 400 comentários — alguns dos quais vindos de portugueses que identificaram a canção de Gaspar Varela como “a alma de Portugal”.

Em entrevista ao Observador, Gaspar Varela revela que aprendeu a tocar guitarra com Paulo Parreira, porque tinha vontade de acompanhar a bisavó Celeste Rodrigues no fado: “Ela puxava por mim, sim, mas quando lhe disse que queria ela levava aquilo muito na brincadeira. Uma vez estávamos no Alentejo e eu estava com uma raquete a fingir que era uma guitarra, ainda não tocava, e a minha avó estava a cantar. Disse-lhe: ‘Quando for grande vou aprender a tocar para te acompanhar’ e ela disse: ‘Oh filho, quando tu fores grande eu já fui viajar’ e eu respondi: ‘Não faz mal, eu espero’“.

Aos 15 anos, oito anos depois de ter começado as aulas de música por Paulo Parreira, Gaspar Varela já lançou um álbum que inclui canções como “Mudar de Vida” e “Dança”, de Carlos Paredes, “Variações em Lá Menor” e “Variações em Ré” de Artur Paredes, pai do instrumentista. Além disso, há também um tema composto por Gaspar com o irmão Sebastião — “Lisboetas”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Trabalho

Ficção coletiva, diz Nadim /premium

Laurinda Alves

Começar reuniões a horas e aprender a dizer mais coisas em menos minutos é uma estratégia que permite inverter a tendência atual para ficarmos mais tempo do que é preciso no local de trabalho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)