Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A cantora norte-americana Madonna partilhou na rede social Instagram o vídeo de um jovem músico português a tocar guitarra portuguesa enquanto a acompanha num elevador. Gaspar Varela, de 15 anos, bisneto da fadista Celeste Rodrigues e sobrinho-bisneto de Amália, vai participar nos oito concertos agendados por Madonna no Coliseu de Lisboa no âmbito do espetáculo Madame X Tour.

Na legenda do vídeo, em que Gaspar Varela surge a dedilhar uma guitarra portuguesa durante os ensaios para a tour de Madonna, a cantora, que recentemente se mudou para Portugal, escreveu: “Música de elevador”. A publicação já foi reproduzida mais de 97 mil vezes e recolheu quase 400 comentários — alguns dos quais vindos de portugueses que identificaram a canção de Gaspar Varela como “a alma de Portugal”.

Em entrevista ao Observador, Gaspar Varela revela que aprendeu a tocar guitarra com Paulo Parreira, porque tinha vontade de acompanhar a bisavó Celeste Rodrigues no fado: “Ela puxava por mim, sim, mas quando lhe disse que queria ela levava aquilo muito na brincadeira. Uma vez estávamos no Alentejo e eu estava com uma raquete a fingir que era uma guitarra, ainda não tocava, e a minha avó estava a cantar. Disse-lhe: ‘Quando for grande vou aprender a tocar para te acompanhar’ e ela disse: ‘Oh filho, quando tu fores grande eu já fui viajar’ e eu respondi: ‘Não faz mal, eu espero’“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aos 15 anos, oito anos depois de ter começado as aulas de música por Paulo Parreira, Gaspar Varela já lançou um álbum que inclui canções como “Mudar de Vida” e “Dança”, de Carlos Paredes, “Variações em Lá Menor” e “Variações em Ré” de Artur Paredes, pai do instrumentista. Além disso, há também um tema composto por Gaspar com o irmão Sebastião — “Lisboetas”.

Gaspar Varela é a tradição e o futuro da guitarra portuguesa (e vai levá-la ao Lux)