Rádio Observador

Moda

Alameda Turquesa, a marca portuguesa que está na loja online de Olivia Palermo

A empresária americana lançou esta terça-feira uma plataforma online onde venderá uma seleção das suas peças de moda favoritas. Entre 25 marcas de calçado e acessórios, há uma portuguesa.

"The so blush sneakers" é um dos modelo da Alameda Turquesa favoritos de Olivia Palermo

Filha do milionário Douglas Palermo, Olivia Palermo ganhou notoriedade no reality show da MTV The City, programa que mostrava o seu dia a dia e Nova Iorque. Em pouco tempo o seu estilo clássico e romântico deu nas vistas e influenciou o universo feminino, tornando-se uma das it girls mais famosas do mundo. A empresária e influencer partilhou no Instagram, aos seus mais de seis milhões de seguidores, que iria lançar esta terça-feira um site de e-commerce com 25 marcas de calçado e acessórios escolhidas por si e com um conteúdo editorial próprio. Entre Casadei, Alexandre Birman, Stubbs&Wootton, Giannico ou Paula Cademartori, está Alameda Turquesa, uma marca portuguesa.

Ligaram-nos no início do ano a dizer que ela tinha escolhido a nossa marca para este novo projeto. Ficamos muito contentes”, conta Carolina Santos, a responsável, ao Observador. Depois de calçar umas sapatilhas e ter ficado fã, a empresária escolheu dez modelos, entre sandálias e sneakers, para o arranque do seu novo desafio. “É uma grande oportunidade para estarmos ainda mais presentes no mercado americano, que representa 50% das nossas vendas.”

A Alameda Turquesa nasceu em 2013, quando a mãe de Carolina lhe fez uma pulseira e a partilhou na internet. O feedback foi tão positivo que, dois anos mais tarde, decidiram criar uma marca onde aos acessórios acrescentaram também sapatos. “As pessoas não usam a nossa marca porque são pagas, não fazemos isso, escolhem-nos porque gostam genuinamente de nós. Termos a Olivia a usar genuinamente a nossa marca e a dizer que a adora ao ponto de nos querer na inauguração do novo site/loja dela, com a curadoria dela, é um sonho”, diz Carolina Santos.

A partir desta terça-feira estarão à venda um total de 183 peças, incluindo a mais recente coleção cápsula de Palermo com o designer Karl Lagerfeld, que morreu em fevereiro deste ano, com fatos, roupa desportiva, vestidos, sweaters, outerwear e carteiras. O foco principal da oferta serão sapatos e acessórios, mas Olivia planeia expandir-se para outras categorias no futuro. A it girl acumulou uma grande experiência em design e curadoria de moda ao longo da sua carreira na indústria, tendo projetos colaborativos e parcerias com marcas como Karl Lagerfeld, Stuart Wetzman, Nordstrom ou Banana Republic. “Durante os últimos 10 anos estive num negócio baseado em serviços, agora vou ter um negócio impulsionado pelo produto. Os acessórios fazem mais sentido, pois é algo com que sempre me identifiquei. Quando me visto começo sempre com um acessório”, explicou ao site WWD.

Anna Dello Russo, Chiara Ferragni e Sofia Vergara ficaram fãs

Esta não é a primeira vez que a Alameda Turquesa conquista os pés de estrelas internacionais. Antes mesmo de lançar a loja online, Carolina Santos recebeu um e-mail da jornalista de moda italiana Anna Dello Russo a pedir alguns produtos para um editorial da Vogue Japão. Mais tarde, seguiu-se o interesse de várias bloggers e influencers como Eva Chen, diretora de moda do Instagram e a oportunidade de vender uma coleção cápsula no blogue de Chiara Ferragni, em 2016.

Margherita Missoni, herdeira e diretora criativa da marca Missoni, escolheu uma carteira com pérolas da marca para levar ao casamento da princesa Charlotte do Mónaco, já a atriz colombiana Sofia Vergara publicou uma fotografia com umas sandálias Alameda Turquesa nos pés na véspera de Natal e no dia do seu aniversário, após as ter comprado online. “Saber que a atriz mais bem paga da televisão americana pode comprar tudo o que quer e escolhe usar aquilo que tu fazes é assim… incrível.”

Sem desfiles ou coleções sazonais, a Alameda Turquesa vende essencialmente online e, assim, chega aos quatro cantos do mundo. No final de setembro irá lançar novos modelos coleção e de outubro e dezembro terá uma edição especial de Natal.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)