Um concerto em tributo ao DJ Avicci, que se suicidou no ano passado aos 28 anos, vai juntar vários nomes conhecidos do mundo da música no dia 5 de dezembro, na cidade natal do artista, Estocolmo, revelou nesta terça-feira o Instituto Tim Bergling. O anúncio, que acontece no mês da Campanha de Prevenção ao Suicídio, o Setembro Amarelo, foi feito pelo pai de Avicii, Klas Bergling, avançou a Variety.

A Friends Arena recebe 19 cantores que trabalharam com Avicii nas músicas mais conhecidas da sua carreira, e vários dos seus colegas e amigos, como David Guetta, Kygo, Dimitri Vegas & Like Mike, Laidback Luke e Nicky Romero farão a abertura do concerto. Uma banda composta por 30 músicos vai acompanhar, por exemplo, Adam Lambert, Aloe Blacc, Rita Ora, Nick Furlong, Zak Abel (veja no fim do artigo lista prévia de artistas confirmados), num espetáculo de duas horas composto por uma setlist feita apenas com músicas originais do artista.

A venda dos bilhetes começa no  próximo dia 5, quinta-feira, a partir das 9h em Portugal. Todo o lucro será direcionado para organizações de prevenção ao suicídio e de saúde mental.

Morreu Avicii, estrela da música eletrónica. Tinha 28 anos e um historial de abuso de álcool

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Todos os anos, cerca de 1.500 pessoas tiram as suas próprias vidas na Suécia. No mundo são perto de um milhão. É uma tragédia que afeta famílias, comunidades e deixa efeitos de longo prazo naqueles que vivem o luto. É uma crise global e a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos [segundo a Organização Mundial de Saúde]. Queremos que este concerto ajude a colocar no topo das discussões o estigma à volta da saúde mental e do suicídio, fazendo com que prestem atenção a isto”, disse Klas Bergling, pai de Avicii que, juntamente com a mulher, fundou o Instituto Tim Bergling (nome verdadeiro do DJ) dedicado a estes temas.

No dia 20 de abril de 2018, Tim Bergling foi encontrado morto num quarto de hotel em Oman, na Arábia Saudita, depois de se suicidar. Avicii, um dos artistas de música eletrónica mais populares e de sucesso no mundo, tinha no currículo o número 4 na lista da Billboard dos 200 mais ouvidos, com a música “Wake Me Up”, além de estar na lista dos 5 DJs mais bem pagos da Forbes. O músico tinha abandonado atuações em concertos, em 2016, durante o pico do sucesso, invocando razões de saúde.

“Tim tinha planos para que a sua música fosse apresentada com uma grande banda ao vivo, e agora estamos a realizar o seu sonho e a dar aos fãs a possibilidade de ter esta experiência de um jeito único”, completou o pai de Tim.

Confira aqui a lista provisória dos artistas no cartaz do concerto:

– Adam Lambert

– Alex Ebert

– Aloe Blacc

– Amanda Wilson

– Andreas Moe

– Audra Mae

– Blondfire

– Bonn

– Carl Falk

– Dan Tyminski

– Daniel Adams Ray

– Joe Janiak

– Nick Furlong

– Otto Knows

– Rita Ora

– Sandro Cavazza

– Simon Aldred

– Vargas Lagola

– Zak Abel