Três prédios desabaram na manhã desta terça-feira, em Wilrijk, no distrito belga de Antuérpia, depois de uma forte explosão de gás. A polícia confirmou que três pessoas foram resgatadas com vida e, de acordo com as últimas informações, as autoridades continuam a procurar uma pessoa que está desaparecida.
As três pessoas que foram resgatadas são dois homens, de 76 e 57 anos, e uma mulher, de 47. Os três são cidadãos belgas e sofreram ferimentos, mas uma das vítimas já teve alta do hospital. As autoridades continuam no local a remover os escombros.
No início das operações, as autoridades registavam dois desaparecidos, tendo um deles sido posteriormente localizado num local fora do acidente, noticia o De Standaard.
Update #Wilrijk We konden zonet een derde slachtoffer bevrijden en overdragen aan de medische diensten. Ondertussen gaat onze zoektocht naar andere mogelijke slachtoffers onverminderd verder. In de buurt gelden de reguliere omleidingen van werken. Enkel plein blijft afgesloten. pic.twitter.com/4mvIYg2JKF
— Brandweer Zone Antwerpen (@BZAntwerpen) September 3, 2019
Rond 12.20 uur was er een ontploffing in de Palmanshoevestr in Wilrijk (hoek Riddervel-Egied Segerslaan). 3 panden zijn getroffen. De hulpdiensten zijn massaal ter plaatse. Er zijn meerdere gewonden & er bevinden zich nog mensen onder het puin. 1 slachtoffer werd reeds bevrijd. pic.twitter.com/CwsOIXS1u1
— Politie Antwerpen (@PZAntwerpen) September 3, 2019
De acordo com moradores, que falaram ao jornal, estavam a decorrer obras num dos prédios quando se deu um “estrondo forte” que fez janelas partir, tetos falsos cair e destruiu portas em várias casas nas redondezas da área residencial. Perto do local da explosão existe uma escola primária, que também foi evacuada. A explosão aconteceu às 11h20.
A polícia alertou a população para que deixe as ruas vizinhas livres para uma melhor circulação dos serviços de emergência. O Ministério Público já abriu uma investigação sobre o caso.
Houd De omgeving vrij voor hulpdiensten. https://t.co/qJHpi2WRlq
— Politie Antwerpen (@PZAntwerpen) September 3, 2019
(Em atualização.)