A exposição “Atelier Primeiro de Outubro”, patente a partir de sábado no Fórum Cultural de Cerveira, mostra o trabalho e o espaço conquistado por Mafalda Santos desde que se instalou em Vila Nova de Cerveira.

Em comunicado, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira assinala o regresso à programação, destacando a escolha de Mafalda Santos em instalar-se na terra, no distrito de Viana do Castelo, durante o ano passado.

A artista nascida em 1980, licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto, montou um atelier na Avenida Primeiro de Outubro, e daí surge o nome da mostra, cuja curadoria ficou a cargo de Helena Mendes Pereira.

“A série de trabalhos que aqui se apresenta pretende ser um mergulho retrospetivo nas várias vertentes da sua produção artística”, explica a curadora, citada em comunicado.

Assim, surge “um ‘degradé’ de cores” numa mistura de obras, entre a pintura, o desenho e uma série de construções em que reaproveita papel de gráfica e os impõe sobre estruturas de madeira dinâmica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mafalda Santos foi programadora, entre 2002 e 2007, do espaço Pêssegoprásemana, no Porto, já depois de começar a expor, em 2001, tendo sido bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em 2007/2008.

Esteve em residência artística em Nova Iorque, fruto dessa bolsa, num ano em que foi finalista do Prémio EDP Novos Artistas.

Está representada em várias coleções portuguesas, entre privadas e públicas, como das câmaras de Lisboa e do Porto.

“Atelier Primeiro de Outubro” estará patente até 26 de outubro e segue-se a outras exposições individuais da artista plástica, depois da presença em espaços como a Galeria Presença e o Museu de História Natural, entre outros.