O corpo da esquiadora espanhola, Blanca Fernández Ochoacha, encontrado na passada quarta-feira, está a ser autopsiado esta sexta-feira, em Madrid. O jornal El Mundo avança que foram encontrados restos de comprimidos comercialmente conhecidos como Sinogan. Os peritos estão a avaliar se as quantidades são suficientes para considerar encontrada a causa de morte.

O objetivo da autópsia é o de determinar a causa da morte, o dia exato e o contexto do falecimento da atleta. Para já, sabe-se que foram encontrados comprimidos no corpo da esquiadora. Estes são antipscióticos com efeitos calmantes, que também podem ser receitados para ajudar em situações de insónias graves, já que tem um efeito bastante forte. Em pessoas com transtornos bipolares também podem ser utilizados, em conjunto com outros tratamentos, para controlar episódios de delírio e agitação.

O Instituto Toxicológico de Madrid irá analisar as provas que os médios legistas recolheram do corpo da esquiadora, para se determinar com precisão qual terá sido a dose tomada pela esquiadora, e que efeitos terá tido no organismo da desportista. Para além destas provas, o coração da esquiadora foi também enviado para testes para se poder determinar despistar a hipótese de enfarte, e se caso tenha existido, se terá sido como consequência da ingestão dos comprimidos.

Blanca Fernández Ochoa, a esquiadora que não gostava do frio e é agora a notícia que Espanha não queria ouvir

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Todo este processo demorará semanas a ser confirmado, apesar de que os investigadores já terem colocado a hipótese de overdose. Desde o início da investigação que a polícia espanhola tinha a informação que a desportista medalhada teria desaparecido na posse de toda a sua medicação. Os comprimidos encontrados no corpo da atleta, tomados em doses excessivas, podem ter efeitos fatais.

Na primeira fase da autópsia foi possível determinar que o corpo de Blanca não tinha nenhum sinal de luta ou violência. Os raios-x realizados não apresentaram qualquer fratura, o que põe de lado a hipótese de a atleta ter caído.

Recorde-se que a atleta olímpica espanhola desapareceu dia 23 de agosto. A 29 do mesmo mês, a família deu o alerta às autoridades. Quando o desaparecimento se tornou público, no passado domingo, muitos voluntários se mobilizaram para ajudarem nas buscas. O corpo acabou por ser encontrado por um membro da Guarda Civil espanhola que participava no dispositivo montado há alguns dias para tentar encontrar a ex-esquiadora, que tinha deixado o seu carro num parque de estacionamento a duas horas do local.