Até um sprint rápido numa escada pode contar para o total de atividade diária recomendada, de acordo com o The Guardian, que cita o órgão consultivo do Governo para questões de saúde.

As novas recomendações das autoridades britânicas indicam que bastam cinco minutos de exercício para começar a beneficiar a saúde — e não 10 minutos, como referiam as anteriores diretrizes. Para tal, é necessário ter, pelo menos, duas horas e trinta minutos de atividade moderada por semana ou uma hora e um quarto de atividade intensa no mesmo período.

O relatório reitera, de acordo com o jornal britânico, que os adultos devem desenvolver atividade pelo menos duas vezes por semana — o que pode incluir jardinagem, carregar sacos pesados ou fazer ginástica.

Charlie Foster, da Universidade de Bristol, que lidera o conselho de peritos do “chief medical officer” britânico para a atividade física, sublinha que as recomendações para o fortalecimento dos músculos têm sido desprezadas, apesar de serem importantes para contrariar o natural declínio da massa muscular. “É muito mais importante do que pensávamos”, diz Charlie Foster, citado pelo Guardian.

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No caso de adultos mais velhos que tenham risco de quedas, são recomendadas atividades como tai chi duas vezes por semana para melhorar a coordenação.

As grávidas e mulheres que tenham sido mães há pouco tempo devem juntar os 150 minutos (duas horas e meia) de exercício moderado semanal ao fortalecimento muscular duas vezes por semana, mas sempre adequando a atividade física à fase de gravidez ou de recuperação em que se encontram. Nestes casos, deve ser evitada atividade intensa.