Uma das maiores produtoras de opiáceos genéricos está perto de chegar a acordo com dois condados do estado do Ohio (Estados Unidos) para evitar enfrentar o primeiro julgamento federal por causa da crise dos opiáceos no país, noticiou o jornal The New York Times. A Mallinckrodt Pharmaceuticals vai pagar 24 milhões de dólares (cerca de 22 milhões de euros) e mais de cinco milhões de euros em medicamentos, incluindo tratamentos contra a dependência.

A crise dos opiáceos matou mais de 702 mil pessoas em todos os EUA entre 1999 e 2017. Há mais de dois mil processos interpostos pelos governos estaduais e locais norte-americanos contra fabricantes de opiáceos por realizarem campanhas enganadoras que minimizaram os riscos do consumo, exagerando as suas vantagens.

O acordo da Mallinckrodt Pharmaceuticals é apresentado seis semanas antes do julgamento que vai determinar quanto é que os réus podem ter de pagar num processo com quase 2.300 casos. Este acordo, no entanto, diz respeito apenas a dois condados, Cuyahoga e Summit, e ainda tem de ser aprovado por estes.

Frank Galluci, advogado pelo Cuyahoga, disse, citado pelo jornal The Washington Post, que o acordo permitiria “conseguir alguns dólares mais cedo do que através do julgamento e começar a combater a epidemia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As farmacêuticas Allergan e Endo também já tinham chegado a acordo com os mesmos condados do Ohio: a Allergan dará 4,5 milhões de euros em dinheiro e a Endo nove milhões de euros em dinheiro mais quase um milhão de euros em medicamentos. A Mallinckrodt Pharmaceuticals é acusada de ter dispensado um quarto dos opiáceos usados nestes dois condados do Ohio entre 2006 e 2014. A empresa terá representado 38% das vendas de opiáceos entre 2006 e 2012.

Crise dos opiáceos. Purdue Pharma disposta a abrir falência e a pagar 10 mil milhões de dólares

No final de agosto, foi revelado que a Purdue Pharma estaria a negociar um acordo para pagar mais de 10 mil milhões de euros e o tratamento de reabilitação das pessoas que se tornaram toxicodependentes. O plano e o fundo público criado pela empresa e família Sackler que a detém seriam válidos por 10 anos, mas apenas se os procuradores e advogados aceitarem os termos do mesmo. Caso contrário, a empresa ameaça declarar falência.

Segundo a Bloomberg, a Mallinckrodt Pharmaceuticals também estará a considerar declarar falência depois de se ver envolvida nesta acusação com mais de dois mil processos abertos por estados, condados, tribos nativas americanas, entre outros.

EUA. Em veredito histórico, tribunal condena Johnson & Johnson por ser responsável na crise dos opiáceos

Também em agosto deste ano, e numa decisão inédita, a Johnson & Johnson tinha sido obrigada a pagar cerca de 516 milhões de euros, no Oklahoma. A ideia é que este valor possa pagar um ano de tratamentos de desintoxicação e reabilitação naquele estado.