Rádio Observador

Porsche

Em busca de tecnologia, Porsche sobe para 15,5% na Rimac

A Rimac é dos fornecedores mais respeitados do mercado. Além de fornecer o Kers às equipas de F1, vende igualmente baterias, motores e caixas de velocidade. A Porsche quer ser parceiro de referência.

A Rimac está no mercado para vender veículos, tendo-se especializado em superdesportivos eléctricos. O seu Concept_One impressionou toda a gente, com o pequeno fabricante croata a estar no processo de homologação do C_Two, ainda mais possante e tecnologicamente mais sofisticado, condenado a ser produzido em quantidades mínimas. Mas a empresa que tem Mate Rimac como CEO explora outra vertente de negócios, que consiste em fornecer outros fabricantes a braços com a electrificação de veículos e que prefiram comprar a tecnologia de que necessitam, em vez de a desenvolver.

Na lista de clientes está a Aston Martin, para quem a Rimac fornece a componente eléctrica do Valkyrie, com mais de 1.000 cv, bem como o sistema eléctrico a 800V – foi este o primeiro veículo a surgir no mercado com esta solução, à frente do Porsche Taycan – para o Rapid-e. Mas além dos clientes que compram pontualmente algumas soluções, há também os que querem ter acesso à tecnologia da Rimac, para a utilizar a gosto. Estes são os construtores que compram fatias da empresa, apesar de Mate Rimac já ter afirmado que não está interessado em perder o controlo da marca que criou, desejando ser visto, cada vez mais, como um fornecedor de referência desta área para a indústria automóvel mundial. É o caso da Hyundai e da Porsche, ambos a terem adquirido uma percentagem da companhia croata para lhes garantir que chegam primeiro às inovações dos técnicos de Mate.

A Porsche, que já adquiriu em 2018 10% da Rimac – que usava antes da Porsche a caixa de duas velocidades, similar à que a Tesla experimentou no primeiro Roadster, em 2010 –, resolveu subir a parada e comprou mais 5,5%, detendo agora 15,5% do capital da empresa croata. Parece cada vez mais óbvio que o futuro superdesportivo da marca alemã herdará muitos pormenores técnicos do C_Two, com a Rimac a assumir-se como o principal fornecedor tecnológico da Porsche.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
Minas

O lítio. Contra a desinformação marchar, marchar!

Filipe Anacoreta Correia
738

A extração do lítio não representa um retorno elevado e a acontecer seria o mais grave atentado à riqueza do nosso país: o desenvolvimento sustentável e a preservação do seu património natural.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)