O livro “Club Med”, escrito por João Pedro Mésseder, ilustrado por Ana Biscaia e desenhado por Joana Monteiro, venceu o concurso internacional de ilustração e design de livros, na Feira Internacional do Livro de Moscovo, foi anunciado esta segunda-feira.

“O livro ‘Clube Med’ de João Pedro Mésseder, Ana Biscaia e Joana Monteiro (co-editado pelas edições Xerefé e pela Editora dos Tipos) foi galardoado com um diploma na 12.ª edição do Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros Image of the book na categoria livro de autor”, segundo um comunicado divulgado pela editora Xerefé.

Trata-se de um livro que fala sobre “o tempo presente, sobre o mundo trágico que habitamos”, sobre o “mar Mediterrâneo cemitério de pessoas refugiadas” e sobre “a Europa a devorar-se a si mesma”.

Foram mais de 600 os artistas que se apresentaram com os seus trabalhos, oriundos de Moscovo, São Petersburgo, Arkhangelsk, Volgogrado, Yekaterimburgo, Irkutsk, Krasnoyarsk, Yakutsk, outras cidades da Rússia e também da República da Bielorrússia, Ucrânia, Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Itália, Portugal e Grã-Bretanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lituânia, Polónia, República Checa, Suíça, Austrália, Irão, Líbano, Canadá, EUA, Brasil, Colômbia, Argentina, Taiwan, China, Coreia, Japão, África do Sul, foram os outros países de onde se apresentaram livros ilustrados a concurso.

Entre os vencedores, há uma sólida lista de ilustradores estrangeiros, pode ler-se no site da Federal Agency for Press and Mass Communications.