“Estou velho. Cada vitória pode ser a última. Ver tudo o que aconteceu, poder estar aqui, é muito especial para mim.” Eis as palavras do tenista que no domingo conquistou o quarto US Open da carreira numa vitória épica. Rafel Nadal bateu o rival Daniil Medvedev por  7-5, 6-3, 5-7, 4-6 e 6-4, naquela que definiu como uma das noites mais emocionantes da carreira. Nadal conquistou ainda o seu 19.º Grand Slam, ficando agora a apenas um de igualar o recorde de 20 de Roger Federer.

A final do US Open, no Ashe Stadium, em Nova Iorque, durou quatro horas e 50 minutos — apenas menos cinco minutos que a final do US Open mais longa de sempre. Nadal começou a ganhar, mas o tenista russo empatou e ainda ameaçou uma recuperação histórica. Mas Nadal acabaria por sair por cima e, quando o encontro chegou ao fim, o espanhol de 33 anos caiu ao chão, emocionado.

Foi uma das noites mais emocionantes da minha carreira no ténis. Foi uma final fantástica. Foi um duelo de loucos”, declarou no final do encontro.

Nadal levou depois as mãos à cara e chorou quando passou no estádio um vídeo de tributo a todos os Grand Slams que conquistou, numa carreira já com 18 anos. Enquanto o vídeo passava, Medvedev, de 23 anos, elogiou o adversário: “Quero dar os parabéns ao Rafa. Um título de 19 Grand Slams é algo inacreditável”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois do French Open, o US Open é o título de Slam que Nadal mais vezes ganhou. Ainda assim, o espanhol afirma que não são os títulos que o motivam: “Jogo ténis porque adoro jogar ténis. Não posso só pensar em Grand Slams, o ténis é mais do que isso. O que te faz feliz é a satisfação pessoal de saber que deste o teu melhor”, disse aos jornalistas.

Eis os pontos decisivos do duelo deste domingo: