O governo chinês mandou chamar o embaixador alemão em Pequim para lhe transmitir o descontentamento por o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ter reunido com um ativista pró-democracia de Hong Kong, disse hoje o embaixador chinês na Alemanha.

O governo chinês não gostou de saber que o chefe da diplomacia alemã, Heiko Maas, reunira em Berlim, segunda-feira, com o ativista Joshua Wong, que está a procurar apoio internacional para o movimento pró-democracia, que se tem manifestado nos últimos meses nas ruas de Hong Kong.

Este incidente terá um impacto muito negativo nas relações bilaterais” entre a China e a Alemanha, disse o embaixador chinês em Berlim, Wu Ken, para explicar as razões da convocação, pelo seu governo, do embaixador alemão em Pequim. “Exprimimos a nossa grande deceção (…) e protestamos veementemente contra este incidente”, esclareceu Wu Ken, durante uma conferência de imprensa, em Berlim.

Joshua Wong, de 22 anos, está a fazer uma digressão internacional, que incluiu uma visita a Berlim, onde se encontrou com vários políticos, antes de partir para os Estados Unidos.

O ativista colocou uma foto nas redes sociais ilustrando a sua conversa com o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, na segunda-feira, durante uma festa organizada pelo jornal diário Bild, esclarecendo que discutiu com ele a questão das manifestações e a “luta por eleições livres e justas” em Hong Kong.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O episódio provocou a ira de Pequim, que considerou inaceitável que “alguns media e políticos alemães tentem aumentar a sua visibilidade usando ativistas anti-China”.

Hong Kong, uma ex-colónia britânica devolvida à China em 1997, tem sido palco de manifestações de ativistas que protestam contra o governo local, reivindicando mais democracia e autonomia para a região.