Rádio Observador

Eleições Legislativas

Eleições legislativas: Governo apela a membros das mesas a trabalharem no voto antecipado

Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna apela aos membros das mesas de voto para que estejam disponíveis para trabalhar no domingo anterior, no voto antecipado em mobilidade.

MÁRIO CRUZ/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna apelou esta quinta-feira aos membros das mesas de voto às legislativas de outubro que estejam disponíveis para trabalhar no domingo anterior, 29 de setembro, no voto antecipado em mobilidade.

Em declarações à agência Lusa, Isabel Oneto afirmou que existem câmaras, como a Porto, com receio de os cidadãos nomeados pelas candidaturas “não estejam disponíveis no domingo anterior às eleições a estarem nas mesas para o voto antecipado”.

A lei permite e já foi decidido antecipar uma semana a formação das mesas, segundo afirmou a governante.

As câmaras municipais são coresponsáveis pela organização e distribuição das mesas de voto pelos locais de votação em cada concelho.

A administração eleitoral, tutelada pelo Ministério da Administração Interna, é responsável pela organização das eleições e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) é a entidade que fiscaliza e responsável pela legalidade do processo.

As legislativas para eleger os 230 deputados à Assembleia da República estão marcadas para 06 de outubro. Concorrem a esta eleição, a 16.ª em democracia, um número recorde de forças políticas – 20 partidos e uma coligação.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Ambiente

Ser ambientalista agora é muito fácil

Salvador Malheiro
291

Qual é a estratégia de descarbonização quando, neste mandato, o Bloco quis a todo o custo taxar as energias renováveis, se opôs à construção de barragens, à energia eólica e à exploração de lítio?

Política

Ser Direita /premium

João Merino

Recusamos uma sociedade onde cada desejo, cada capricho se converte em direito, onde ninguém assume responsabilidades, até o Estado, e onde uns poucos se esforçam para pagar os direitos de muitos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)